sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Conquiste seus objetivos

soka gakkai

 

Ninguém pode voltar

 

soka gakkai

“Dizem que antes de um rio entrar no mar, ele treme de medo. Olha para trás, para toda jornada que percorreu, para os cumes, as montanhas,  para o longo caminho sinuoso que trilhou através de florestas e povoados, e vê  à  sua frente um oceano tão vasto, que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre. Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar. Voltar é  impossível na existência. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano.  Somente ao entrar no oceano o medo irá desaparecer, porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas de tornar- se oceano. "


terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Siga a mente do Buda

soka gakkai

 

soka gakkai

sok,a gakkai


o brilho de sua vida

soka gakkai

 

Mesmo que ninguém saiba, e


mesmo que ninguém elogie,


os budas e as divindades celestiais


estão plenamente cientes.


A devoção nos bastidores


torna-se integralmente


sua virtude e boa sorte, e


o brilho de sua vida.


Aqui se encontra a glória da essência da vida


chamada “virtude invisível e recompensa visível”.

a virtude como ser humano

 

soka gakkai

Agradecimentos e palavras de gratidão


fortalecem os laços de confiança e de amizade.


Quantas vezes você consegue falar “obrigado”,


e quantas palavras de gratidão consegue expressar?


Na verdade, não é exagero dizer que essa é a


demonstração da virtude como ser humano.


“O que importa é o coração.”

 

soka gakkai

“O que importa é o coração.”


Aqui se encontra a essência da fé.


Dedicar-se de todo o coração pelo bem das pessoas.


Valorizar a sinceridade que lhe foi dedicada.


Vim pondo isso rigorosamente em prática.


Jamais me esqueço das pessoas que me ajudaram.


a demonstração da natureza humana.

 

soka gakkai

Saiba que sua existência atual


se deve a favores de muitas pessoas.


Com sentimento de gratidão, agora


é a sua vez de servir aos outros.


Essa atitude reflete o “reconhecimento à gratidão”


e a “retribuição à gratidão”.


O ato de retribuir à gratidão é a demonstração da natureza humana.

Coração de gratidão

 

soka gakkai

Do coração de gratidão, nasce a alegria.


A alegria torna-se fonte de motivação,


de vitalidade e de criatividade.


Portanto, a vitória na vida também


nasce a partir da gratidão.

domingo, 26 de dezembro de 2021

uma esperança verdadeira e eterna

 

soka gakkai

Meu mestre, Josei Toda, escreveu certa vez: “Olhando as grandes pessoas do passado, descobrimos que elas permaneceram invencíveis diante das dificuldades e das ondas que golpearam sua vida. Elas se agarraram rapidamente às esperanças que pareciam meros sonhos fantásticos para outras pessoas. Não deixavam nada detê-las ou desencorajá-las de realizar suas aspirações. Tenho certeza de que a razão para isso é que suas próprias esperanças não eram direcionadas para a realização de desejos pessoais ou interesses próprios, mas se baseavam no anseio pela felicidade de todas as pessoas, e isso as enchia com uma convicção e confiança extraordinárias”.

Josei Toda ressalta uma verdade importante: o fato de nos comprometermos com imensos objetivos e sonhos contribui para um mundo sem guerra ou violência, onde todos possam viver com dignidade.

Os problemas que o nosso mundo enfrenta são aterradores em sua profundidade e complexidade e, às vezes, é difícil ver onde ou como eles começam. Mas não podemos ficar paralisados pelo desespero. Devemos agir rumo aos objetivos que estabelecemos e em que acreditamos. Em vez de aceitarmos as coisas como são, devemos embarcar no desafio de criar uma nova realidade.

É nesse esforço que encontramos uma esperança verdadeira e eterna.


Qual a estratégia mais perfeita para vencer?

 

soka gakkai

A RESPOSTA. Qual a estratégia mais perfeita para vencer? É a fé! Ter o Daimoku e o Gohonzon como centro das suas decisões e ações é a estratégia máxima da vitória. Diante de um desafio [mais conhecido como “problema”], decida vencer! E decida vencer por meio do Daimoku afirmando: “Não serei derrotado! Tenho certeza que não há oração sem resposta.”

SUA VOZ. Munido dessa sinceridade e confiança total no Gohonzon, recite Daimoku com voz leonina e sonora. Orar com voz vigorosa no ritmo de um cavalo de raça que corre livremente, muda de imediato seu estado de vida, e emerge a “maior das alegrias”. É esse contentamento, satisfação e autoconfiança ao recitar que alteram a realidade: é a revolução humana.

E quanto mais recita, mais alegria sente, mais benefícios surgem e mais você propaga. É o ciclo da felicidade, a melodia do êxito.

Pense: se não houvessem desafios nada teria graça. É em meio às batalhas que se prova o poder do Nam-myoho-rengue-kyo. Calmaria e ociosidade só, no cemitério! “Desde que exista fé, é possível transformar tudo — mesmo infortúnios e fracassos do passado — em algo valoroso e significativo. Portanto, não existem impasses para quem pratica o budismo. ‘É o Daimoku! Basta recitar Daimoku!’; ‘É tudo única e exclusivamente pelo Kossen-rufu!’ — ter essa determinação ardente e ação apaixonada é a força que abre os caminhos na escuridão da noite.


“ESTREMECEDORA” satisfação

 

soka gakkai

Descobrir-se por meio do Nam-myoho-rengue-kyo é comparado à alegria de um homem que viveu na pobreza por muito tempo e, de repente, descobre que há costurado em sua roupa um diamante valendo milhões. Imaginem que sensação!

“Quando o homem pobre viu a joia em si mesmo, seu coração ficou repleto de alegria” (Sutra de Lótus). Daishonin explica o significado dessa passagem: “Despertar que originalmente nossa mente é buda é a maior alegria. Recitar Nam-myoho-rengue-kyo é a maior de todas as alegrias”.

PROFUNDA ALEGRIA. O presidente da SGI explana o trecho acima:

“Outras joias são superficiais e rapidamente desaparecem. Quando uma pessoa recita Nam-myoho-rengue-kyo e manifesta seu estado de vida inerente [o estado de Buda], uma profunda alegria brota das profundezas de sua vida numa sensação estremecedora que emana do âmago de seu ser”.

Não importam as dificuldades, angústias nem percalços que tentam nublar sua vida neste momento. Nada disso é páreo para a “ESTREMECEDORA” satisfação de recitar e propagar o Nam-myoho-rengue-kyo.


Nam-myoho-rengue-kyo é a maior de todas as alegria

 

soka gakkai

FORÇA. Recitar Daimoku é a força para transformar agora mesmo o seu destino e revolucionar seu cotidiano. É a força para incentivar os amigos.

EM VOCÊ. Recitar Daimoku é descobrir finalmente que tudo de sensacional que há no universo há em você também: TUDO!

É SEU! Recitar e propagar o Nam-myoho-rengue-kyo é tomar para si o que é de direito: a felicidade, o sucesso e a harmonia. “A prática da recitação do Daimoku é o caminho supremo para manifestar o estado de Buda e fazer cada pessoa ser um SOL ESPLÊNDIDO, por direito próprio”.

JOIA RARA. Descobrir-se por meio do Nam-myoho-rengue-kyo é comparado à alegria de um homem que viveu na pobreza por muito tempo e, de repente, descobre que há costurado em sua roupa um diamante valendo milhões. Imaginem que sensação!

“Quando o homem pobre viu a joia em si mesmo, seu coração ficou repleto de alegria” (Sutra de Lótus). Daishonin explica o significado dessa passagem: “Despertar que originalmente nossa mente é buda é a maior alegria. Recitar Nam-myoho-rengue-kyo é a maior de todas as alegrias”.


TRANSFORME PROBLEMA EM ORAÇÃO

 

soka gakkai

TRANSFORME PROBLEMA EM ORAÇÃO. Apareceu um problema? Encha-se de entusiasmo e recite Daimoku convicto que essa prática transforma tudo. Tenha fé confiante. “Transforme qualquer problema em oração e aprofunde sua fé mais e mais. É uma certeza que tudo se transforma em benefícios grandiosos”.


O som da coragem; a música da vitória.

 

soka gakkai

NAM MYOHO RENGE KYO 

O som da coragem; a música da vitória. A sinfonia da esperança. Recitar Nam-myoho-rengue-kyo é reger o próprio destino; é ativar em você a orquestra da felicidade absoluta.

O presidente Ikeda afirma com todas as letras: “O poder do Nam-myoho-rengue-kyo é grandioso. É um poder incrivelmente ilimitado. 

Portanto, quem recita Nam-myoho-rengue-kyo é a mais poderosa das pessoas; a mais humana.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Coragem para superar a tudo

 

soka gakkai

 Coragem para superar a tudo

Quando iniciamos um desafio, é comum subestimar nossa capacidade e nos sabotar. 

Claro que seria muito fácil ter uma vida constante e ficar sempre de boa, mas a alegria de compartilhar uma vitória, um desafio superado e reconhecer seu esforço, tudo isso se perderia, nos tornaríamos pessoas fracas por não ter nos desenvolvido.

Todos têm dificuldades, e muitas vezes nos questionamos "Por que isso está acontecendo comigo?", "O que fiz para merecer isso?", ou seja, em vez de procurar soluções, reclamamos e lamentamos. Nesse momento, devemos lembrar que é por meio das dificuldades que evidenciamos nosso potencial e crescemos ainda mais. Estamos sujeitos a enfrentar problemas, mas a forma de lidar com eles é o que garante a vitória. Em seus incentivos, o presidente Ikeda afirma:

Circunstâncias favoráveis não garantem a felicidade e, da mesma forma, circunstâncias difíceis não significam que alguém esteja fadado a ser infeliz. Não é o ambiente, mas somos nós quem decidimos nossa felicidade. Nós escolhemos se seremos derrotados pelo nosso ambiente ou se triunfaremos sobre ele. Esse é o fator que determina a nossa felicidade. 

Evidenciar coragem não é tarefa fácil; porém, se nos dedicarmos com afinco na oração, a força do nosso daimoku a faz surgir. No Gosho consta: "O Nam-myoho-renge-kyo é como o rugido de um leão" (CEND, v. I, p. 431).

Nós somos esse leão que pratica o budismo, e sem dúvida nossa missão é ser feliz. Vamos transformar todos os nossos desafios e dificuldades num trampolim que garantirá a vitória de nossa vida, e com isso incentivar nossos amigos e todos aqueles que estão ao nosso redor.


domingo, 19 de dezembro de 2021

Esperança para a transformação social

 

soka gakkai

Esperança para a transformação social

Quando possuímos o tesouro da esperança, podemos extrair nosso potencial. Uma pessoa de esperança é repleta de coragem

DAISAKU IKEDA

O budismo ensina que a mesma força que move o universo existe dentro da nossa vida, e cada indivíduo possui imenso potencial para isso. Assim, uma grande transformação no interior de uma pessoa tem a força para tocar a vida dos outros e mudar a sociedade. Se modificamos nossa determinação interior, tudo começa a se mover em nova direção.

Nesse sentido, a esperança é uma decisão. Quando possuímos o tesouro da esperança, podemos extrair nosso potencial e força interior. Uma pessoa de esperança sempre consegue avançar.

A esperança é a chama que nutre nosso coração, e pode ser acesa por qualquer um — pelas palavras encorajadoras de um amigo, um parente ou um mestre —, mas precisa ser atiçada e mantida pela nossa própria determinação. O crucial é a determinação de continuarmos a acreditar em nossa própria dignidade e em nossas possibilidades sem limites, e da mesma maneira nas outras pessoas.

Mahatma Gandhi conduziu o movimento da não violência pela independência da Índia e obteve sucesso contra todas as adversidades. De acordo com suas palavras, ele era “um otimista incorrigível”. As esperanças dele não estavam fundamentadas nas circunstâncias, à medida que as coisas melhoravam ou pioravam. Em vez disso, ele baseava sua fé inabalável na humanidade, na capacidade das pessoas para o bem. E se recusava em absoluto a abandonar sua fé nos companheiros.

Acreditar na bondade das pessoas e realizar esforços consistentes para cultivar a bondade em nós mesmos, como Gandhi provou, são a chave para liberar a grande força da esperança. Confiar nos outros e em nós mesmos dessa maneira — mesmo travando uma difícil luta interior para fazer disso a base de nossas ações — pode transformar uma sociedade que às vezes parece mergulhada nas trevas num mundo humano e iluminado em que todas as pessoas são tratadas com respeito.

Há ocasiões em que, ao sermos confrontados com uma realidade cruel, parece que perdemos as esperanças. Se não conseguimos sentir esperança, é tempo de criá-la. Para isso, devemos procurar dentro de nós, ou ao menos um lampejo de luz, um caminho para quebrar o impasse diante de nós. Nossa capacidade de sentir esperança pode ser expandida e fortalecida pelas circunstâncias difíceis. Por outro lado, a esperança que não pode ser testada nada mais é que um sonho frágil. Ela começa com o esforço de se empenhar por um ideal, não importando quanto distante esteja.

Acredito que a derradeira tragédia na vida não seja a morte física, mas a morte espiritual ao perdermos a esperança, desistindo de nossas possibilidades de crescimento.

Meu mestre, Josei Toda, escreveu certa vez: “Olhando as grandes pessoas do passado, descobrimos que elas permaneceram invencíveis diante das dificuldades e das ondas que golpearam sua vida. Elas se agarraram rapidamente às esperanças que pareciam meros sonhos fantásticos para outras pessoas. Não deixavam nada detê-las ou desencorajá-las de realizar suas aspirações. Tenho certeza de que a razão para isso é que suas próprias esperanças não eram direcionadas para a realização de desejos pessoais ou interesses próprios, mas se baseavam no anseio pela felicidade de todas as pessoas, e isso as enchia com uma convicção e confiança extraordinárias”.

Josei Toda ressalta uma verdade importante: o fato de nos comprometermos com imensos objetivos e sonhos contribui para um mundo sem guerra ou violência, onde todos possam viver com dignidade.

Os problemas que o nosso mundo enfrenta são aterradores em sua profundidade e complexidade e, às vezes, é difícil ver onde ou como eles começam. Mas não podemos ficar paralisados pelo desespero. Devemos agir rumo aos objetivos que estabelecemos e em que acreditamos. Em vez de aceitarmos as coisas como são, devemos embarcar no desafio de criar uma nova realidade.

É nesse esforço que encontramos uma esperança verdadeira e eterna.


sábado, 18 de dezembro de 2021

O valor das coisas

 

" O valor das coisas não está no tempo que elas duram, 

mas na intensidade com que elas acontecem. 

Por existem momentos inesquecíveis, 

coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis "

           Fernando  Pessoa

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Algo que sentimos no coração

soka gakkai

 

As melhores e verdadeiras amizades

 

soka gakkai

As melhores e verdadeiras amizades são em geral aquelas formadas entre pessoas confiáveis e independentes que possuem força para sobreviver por si sós. Elas se assemelham a um bosque de bambu. Cada bambu cresce independentemente dos outros, elevando-se firme e forte, direto para o céu. Não dependem dos outros nem os sustentam. Mas, se observarem o solo, cada um desses bambus está ligado por densa rede de raízes. As pessoas são iguais. Cada um de nós tem força para ser independente e viver por si próprio, mas estamos ligados aos outros pelo coração”


domingo, 12 de dezembro de 2021

Traga a boa sorte de 10 mil km de distância

 

soka gakkai

Traga a boa sorte de 10 mil km de distância

Nada é mais maravilhoso do que recitar mesmo uma vez o Nam-myoho-renge-kyo diante do Gohonzon! O daimoku transforma e enriquece a essência da nossa vida:

Transformar tristeza em alegria,

Transformar desespero

Em esperança:

É por isso que oramos!

Determine que vai vencer,

Não importa o que aconteça

E vamos avançar

Com base no daimoku.

(Poema do presidente Ikeda publicado no Seikyo Shimbun, 26 abr. 2012)

O presidente Ikeda também afirma:

“Nosso objetivo é nos tornarmos ‘milionários observadores da mente’ que irradiam seu brilho no passado, presente e futuro; pessoas que observam a própria mente e lá encontram o estado de buda, que é um inesgotável oceano de boa sorte. Somos milionários nas profundezas de nossa vida graças ao poder do Sutra do Lótus”

Temos a maior das fortunas: um oceano de boa sorte acumulada em nosso coração. Ativamos e desfrutamos desse tesouro ao recitar e compartilhar com fé o daimoku.

Já existe acumulado em você todos os tesouros do mundo. E, o melhor: temos a fórmula para despertar esse estado de vida amplo e vitorioso.

A fé no Nam-myoho-renge-kyo é a maior boa sorte do mundo! É a força que faz os benefícios surgirem quando você quer (boa sorte); e não mais aleatoriamente (sorte).

O presidente Ikeda orienta:

“Como é maravilhoso ter o som da Lei Mística reverberando em nossa casa. A forte fé é um poderoso ímã e atrai a boa sorte ‘de dez mil milhas de distância’*.

Ela age como defesa impenetrável que afasta toda a falta de sorte. Com essa convicção, por favor, tornem seu lar o castelo da paz e da felicidade”.

É aumentar a fé. Quanto maior a sua fé, mais extrai boa sorte do Gohonzon aqui e agora; e mais atrai e produz coisas fantásticas.

Acumular boa sorte não é uma questão de tempo de prática budista. É uma questão de fé, de determinação. A fé forte extrai do momento presente todo o poder acumulado no universo.

Mesmo benefícios “impossíveis” que moram a milhares de quilômetros de distância são atraídos para sua vida pelo poderoso ímã, a forte fé. Quanto mais forte a fé, mais intenso o ímã e mais seu mundo interior e exterior brilham com boa sorte e vitalidade.

Uma moça da Soka Gakkai (DFJ) perguntou ao presidente Ikeda o que é “BOA SORTE”. Ele respondeu:

— A boa sorte é o princípio fundamental da felicidade. Por mais inteligente que seja, por mais que cresça em meio a um bom lar e uma boa família, se não tem boa sorte será infeliz.

— Nesta era dos Últimos Dias da Lei, não existe outra fonte para acumular boa sorte a não ser recitar Nam-myoho-renge-kyo. Quando há boa sorte em sua vida, então pelo princípio de unicidade do corpo e do ambiente (esho funi), sua condição de vida se expande cada vez mais. Tudo fica prazeroso porque tudo o que você pensa e faz começa a dar certo.

— Seu aspecto também muda. Nos relacionamentos passa a ter uma postura segura, genial e agradável. Tudo se transforma. Tenha a firme convicção: “Tenho total certeza que estou acumulando minha boa sorte!”; “Sou a pessoa mais afortunada do mundo, pois tenho o Gohonzon em minha vida!”. Jamais pense: “Será que conseguirei curar a doença?”; “Onde será que vou trabalhar?”; “Será que eu passo no exame?...”.

— Diga a si mesma: “Possuo a boa sorte de ter o Gohonzon em minha vida, então é óbvio que vencerei a doença! Sem falta vou me curar!”; “Com toda a certeza serei aprovada no exame!”. Isso se transforma em realidade pelo princípio de simultaneidade de causa e efeito. Essa postura faz acumular ainda mais boa sorte. Aliás, essa postura é, por si só, o acúmulo da boa sorte.

Nesta curta orientação está a FÓRMULA INFALÍVEL para transformar radicalmente seu destino. É um tesouro ter um mestre igual ao presidente Ikeda!

JAMAIS PENSE:

“Será que conseguirei curar essa doença?”; “Será que vou conseguir trabalho”; “Será que eu passo no exame?”, etc.

PENSE:

“Sou a pessoa mais afortunada do mundo porque tenho o Gohonzon em minha vida”;

“Possuo a boa sorte de ter o Gohonzon em minha vida, então é claro que vencerei a doença! Sem falta vou me curar!”;

“Com toda a certeza serei aprovado no exame!”.

Boa sorte é dar certo tudo o que você pensa e faz. O que provoca isso é sua unicidade com o presidente Ikeda. Ele afirma: “Minha boa sorte será transferida aos meus discípulos. É meu mais profundo desejo compartilhar essa boa sorte com todos”.

Perguntaram como manter a concentração ao recitar daimoku. Simples: “Caro amigo, quando você descobre e acredita que há no Gohonzon infinita boa sorte e tudo depende da sua fé ao recitar e propagar o Nam-myoho-renge-kyo, ahhhh... a oração fica concentrada e você não quer mais desgrudar o olho! Quanto mais faz, mais aumenta sua fé, mais alegria sente e mais a vida transforma.”

“Ao fazermos sempre o shakubuku, a boa sorte deste ato protege nossa família e nossos descendentes”, afirma Daisaku Ikeda. Portanto, recitar com alegria o Nam-myoho-renge-kyo é o mais rico dos tesouros e a maior boa sorte!


sábado, 11 de dezembro de 2021

Acumular o tesouro do coração

 

soka gakkai

Acumular o tesouro do coração

 Nichiren Daishonin está ciente de todos os nossos esforços. A lei de causa e efeito é absoluta. Como Daishonin assegura a Shijo Kingo e à sua esposa, Nichigen-nyo: “Se houver virtude invisível, haverá re­compensa visível” (CEND, v. II, p. 171). Assim como esse dedicado casal da época de Nichiren Daishonin, hoje, nossos membros em todo o Japão e no mundo estão comprovando essas palavras em sua própria vida.

De fato, sempre que leio as cartas de Daishonin endereçadas a Shijo Kingo e à Nichigen-nyo, surge em minha mente o rosto dos nossos nobres companheiros que estão se esforçando em sua prática budista com o mesmo espírito invencível.

Em determinada carta [Os Três Tipos de Tesouro], por exemplo, Daishonin escreve “Sempre recordo o momento, ainda hoje vívido, quando estava prestes a ser decapi­tado; o senhor veio correndo me acompanhar e, com os olhos vertendo lágrimas de dor, agarrou-se às rédeas de meu cavalo. Não poderia esquecê-lo em nenhuma das existências futuras” (Ibidem, p. 111).

Ele então diz a Shijo Kingo para não lamentar aos outros sobre o quanto é difícil viver neste mundo, mas sim, em vez disso, o encoraja a continuar a se dedicar seriamente no caminho da prática budista (cf. CEND, v. II, p. 112). Ele afirma: “Viva de maneira que todas as pessoas de Kamakura o elogiem pela diligência com que Nakatsukasa Saburo Saemon-no-jo serve ao seu senhor feudal, ao budismo e às demais pessoas. Mais valioso que o tesouro do cofre é o do corpo. Porém, nenhum é mais valioso que o tesouro do coração. A partir do instante que ler esta carta, esforce-se para acumular o tesouro do coração!” (CEND, v. II, p. 112).

Por sermos pessoas comuns, às vezes nos queixamos. Em algumas ocasiões, nossas emoções ficam fora de controle ou nos deixamos levar e acabamos cometendo erros. É por isso que Nichiren Daishonin oferece uma orientação tão rigorosa e detalhada a Shijo Kingo, alertando-o para não se tornar descuidado ou arrogante. O único desejo de Daishonin é ajudar seu amado discípulo a viver de forma vitoriosa até o fim.


Florescer do verdadeiro aspecto

 

soka gakkai

Florescer do verdadeiro aspecto

 A estação das chuvas é a época em que as flores de lótus desabrocham; tenho recebido muitas fotos e cartas dos membros reportando sobre essas flores tão belas.

Os bodisatvas da terra que surgem na grande assembleia do Sutra do Lótus são considerados “como a flor de lótus na água” (LSOC, cap. 15, p. 263) — em outras palavras, assemelham-se ao lótus, que cresce nos profundos pântanos ou na água lamacenta para produzir as flores mais puras e bonitas.

Em nosso mundo repleto de problemas, alguns dos nossos membros têm questões no trabalho, enquanto outros lutam contra as dificuldades financeiras. Há os que batalham contra a doença e outros perderam seus entes queridos. Algumas pessoas estão ainda sobrecarregadas com a responsabilidade pela criação dos filhos, e outras cuidando de familiares doentes ou idosos.

Enquanto enfrentam incontáveis desafios e conduzem uma vida muito ocupada, os membros da Soka Gakkai empreendem incansáveis esforços, dia após dia, para realizar o kosen-rufu e o ideal de “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra”.

Há uma passagem do Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente (Ongi Kuden), que Makiguchi sensei grifou em seu exemplar do Gosho [Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin], o qual foi confiscado pelas autoridades durante a guerra: “O Buda do verdadeiro aspecto da realidade reside em meio à lama e ao lodo dos desejos mundanos. Isso se refere a nós, seres humanos” (OTT, p. 91).

Sair e compartilhar ativamente os ideais humanísticos de Nichiren Daishonin em meio ao lodoso pântano da sociedade é abrir um caminho de esperança que leva em direção ao perfumado floresci­mento do grandioso estado de vida do “Buda do verdadeiro aspecto da realidade” em nossa própria vida e na vida dos demais.


Brilho eterno da chama da esperança

 

soka gakkai

No Budismo de Nichiren Daishonin, praticado pela Soka Gakkai Internacional (SGI), aprende-se sobre a importância de vencer as circunstâncias desafiando a si mesmo. Ao surgirem as dificuldades, é crucial manifestar forte convicção de que a vitória já foi alcan­çada, e que essa grande conquista infalivelmente incen­tivará outros a fazer o mesmo, num ciclo virtuoso do triunfo sobre as adversidades. No Encontro com o Mestre desta edição, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, nos incentiva a renovar nossa decisão, a persistir corajosamente e a nos manter firmes até a conquista final.


Brilho eterno da chama da esperança

 DR. DAISAKU IKEDA

Durante o exílio na Ilha de Sado (atualmente parte da prefeitura de Niigata), Nichiren Daishonin declarou com inabalável convicção: “O infortúnio de Kyo’o se transformará em boa sorte” (CEND, v. I, p. 431). Da mesma forma, apesar de sofrer duras perseguições, o primeiro pre­sidente da Soka Gakkai, Tsune­saburo Makiguchi, nascido em Ni­­i­ga­­ta, enfatizou repetidamente à sua família sobre o poder da Lei Mística de “transformar o veneno em remé­dio”, para modificar positivamente todas as circuns­tâncias negativas.

Com a prática do Budismo Nichiren, evidenciamos o poder para superar as dificuldades, mesmo em meio às situações mais desafiadoras.

Ao fortalecermos nosso juramento de concretizar o ideal de Daishonin, de “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra”, minha esposa e eu estamos orando sincera e fervorosamente pela proteção e segurança de cada um dos preciosos membros da SGI.

Em 13 de junho, num breve período de sol durante a estação das chuvas, fiz um passeio pelo centro de Tóquio. O verde das ruas arborizadas brilhava intensamente sob a luz do sol. Quando olhei para cima, vi o céu azul refletido nas janelas de um prédio alto. O azul do céu e o verde das árvores — são as cores da primavera e da juventude e também as da esperança. Com esse pensamento, tirei rapidamente uma foto.


A esperança


é o tesouro da vida.


A esperança


é a luz da sociedade.


A esperança


é a força motriz da vitória.


Em um de seus poemas, o poe­ta alemão Friedrich von Schiller (1759—1805) escreve que a es­perança estimula as pessoas a se envolverem com a vida, inspira os jovens com sua luz mágica e não se perde nem mesmo na velhice.1

Com esse mesmo espírito, os membros da família Soka con­­ti­nuam a acender uma chama de esperança no coração das pessoas. Nossa juventude brilha com uma luz radiante e inspiradora, enquan­to os admiráveis integrantes do Grupo Taho [Muitos Tesouros] conti­nuam a se esforçar incansa­velmente para cumprir o juramento que firmaram na juventude.

Uma chama de esperança inextinguível e em constante expansão arde intensamente em nossa reunião de bodisatvas da terra, dedicados ao grande juramento pelo kosen-rufu.


sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Vamos Desafiar !

 

soka gakkai

Vamos Desafiar !

             Quando recitamos o daimoku, todos os nossos problemas e sofrimentos se transformam em energia para a felicidade, em combustível para o desenvolvimento.

Então, quanto maiores os nossos problemas, mais felizes nos tornaremos?

Pres. Ikeda: Exatamente. O maravilhoso da fé no Budismo de Nichiren Daishonin é a sua capacidade de transformar o maior sofrimento da vida de uma pessoa na sua maior felicidade.

Os problemas surgem em várias formas e proporções. Talvez vocês tenham um problema pessoal; talvez estejam pensando em como ajudar seus pais a desfrutar uma vida longa e repleta de realizações; ou talvez estejam preocupados com um amigo que está doente ou com depressão, desejando que essa pessoa se recupere. Com Daimoku, vocês poderão transformar todas essas preocupações e inquietações em um combustível que irá impulsioná-los a avançar ainda mais — poderão transformá-las em energia vital e boa sorte, e assim desenvolver um caráter mais forte e sólido.

Espero que vocês se mantenham seriamente preocupados com várias questões, que recitem abundante Daimoku e que, nesse curso, empenhem-se para alcançar seu próprio desenvolvimento. Fé significa estabelecer objetivos para si próprio, seguir nessa direção e se esforçar para concretizar cada um deles. Se considerarmos cada objetivo ou desafio como uma montanha, a fé será o processo pelo qual crescemos à medida que escalamos cada uma dessas montanhas.


quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

quatro diretrizes para que possamos cumprir a missão do kosen-rufu

 

daisaku ikeda

quatro diretrizes para que possamos cumprir a missão do kosen-rufu:

 1) possuir forte e inabalável fé no Gohonzon e acreditar firmemente em sua capacidade de compartilhar o budismo com as pessoas; 

2) estudar os ensinamentos de Daishonin;

 3) empreender ações corajosas com compostura e decisão; 

e 4) esforçar-se para compreender o espírito da Soka Gakkai e possuir forte consciência como pessoa capaz dedicada ao kosen-rufu.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Sejam fortes

 

soka gakkai

 Sejam fortes 


"O mundo da Lei Mística abarca o cosmos. É um mundo que protege todas as pessoas, ensina uma filosofia de paz e de felicidade e procura inspirar o senso de alegria. Nesse mundo, os líderes existem para levar a felicidade aos outros. Os líderes possuidores de uma fé sólida e firme não permitem que seus próprios sentimentos mesquinhos causem angústia nas pessoas. É essencial deixarmos de lado a vaidade pessoal e o falso orgulho.


Devemos nos esforçar para atingir uma condição de vida expansiva e destemida. A Soka Gakkai é uma “fortaleza de especialistas na fé altamente qualificados”; é uma “escola de genuínos praticantes da filosofia”. Diante do Gohonzon, ninguém é melhor que ninguém. Todos somos igualmente nobres. Todos nós temos uma missão. Vamos avançar com nosso coração unido como um só.


Quanto mais nos envolvemos nas atividades da Gakkai, mais ganhamos. Conseguimos acumular imensos benefícios, ajudar nossos amigos a se libertar do sofrimento e realizar nossa revolução humana.

Ao mesmo tempo em que oramos com seriedade e dedicamos nosso tempo a incentivar outras pessoas, escrevemos uma brilhante história pessoal de conquistas — de forma sábia, aprazível e vitoriosa."


um fabuloso “novo mundo” — um reino ainda inexplorado

 

soka gakkai

Vamos ás Lutas Diária !

           O sol nasce todos os dias; nunca tira folga. Se fizerem o mesmo, seguindo adiante com perseverança, de acordo com a Lei Mística, o princípio supremo do universo, desfrutarão uma vida maravilhosa de total satisfação e realização, muito além de tudo o que imaginaram. Tenham a certeza de que este é o modo mais acertado e valioso de viver sua juventude.

Somos pioneiros em abraçar esta magnífica filosofia, que a maioria da humanidade ainda desconhece. Portanto, é extremamente importante demonstrar efetivamente como o Budismo de Nichiren Daishonin é maravilhoso, evidenciando provas reais de benefícios em nossa vida. Testemunhar tais provas permitirá que as pessoas verifiquem a grandiosidade e originalidade deste budismo e percebam que é diferente de tudo que já encontraram antes.

Nichiren Daishonin escreveu: “E ainda mais importante que a razão e a prova documental é a prova real” (CEND, v. I, p. 626).

Vocês, certamente, não devem se exceder tentando demonstrar provas. Tudo o que precisam fazer é dar o exemplo, esforçando-se para melhorar e se desenvolver constantemente da maneira mais natural — em sua vida cotidiana, na família, no trabalho, na comunidade e em seu caráter.

Simplesmente, realizem a revolução humana à sua própria maneira. Assim, impressionarão os outros de forma natural com sua vitalidade, esperança, convicção e com sua presença encorajadora. Isso, em si, consolidará a base para compartilhar o Budismo de Nichiren Daishonin com os outros sem que seja necessário dizer nada.

Não é preciso ter pressa no que se refere aos esforços para divulgar o budismo. Julgo que seja melhor ser rigoroso e adotar normas criteriosas para a adesão de novos membros, em vez de simplesmente crescer em número.

Todas as pessoas possuem um fabuloso “novo mundo” — um reino ainda inexplorado — dentro de si chamado mundo do estado de buda. Entretanto, a maior parte da humanidade ainda não tem consciên­cia da existência dele.

Nossa prática budista consiste no esforço de estimular e ativar esse “novo mundo” do estado de buda, que concentra um infinito poder e potencial.

Ao despertarmos para o mundo do estado de buda dentro de nós, nossa vida se enche de ilimitada alegria. Um mundo inteiramente novo também se descortina em nossa vida e na sociedade. Transmitir isso aos outros é nossa missão.


domingo, 5 de dezembro de 2021

Quatro virtudes - seu direito de ser plenamente feliz

 

soka gakkai

É preciso reagir, romper a escuridão e  exercer seu direito de ser plenamente feliz.

Conheça as “quatro virtudes”, a fonte da energia vital que ‘acende’ a felicidade e faz a vida cotidiana ser independente e imperturbável

“As quatro virtudes [eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza] referem-se ao estado mais elevado que podemos alcançar como seres humanos, uma condição de liberdade e felicidade irrestritas” Daisaku Ikeda.

Quatro virtudes” referem-se à condição de vida mais elevada que um ser humano pode alcançar caracterizada por ampla e irrestrita felicidade

“Quais os ingredientes da felicidade? Eis uma das questões fundamentais da vida. O fator determinantemente crucial para a felicidade é o nosso estado de vida interior. Aqueles que possuem uma condição existencial interior ampla são felizes. Eles vivem seus dias com um espírito aberto e confiante.

Quando estabelecemos um estado interior inabalável de felicidade, ninguém consegue destruí-lo. Nada pode violá-lo. Edificar esse grandioso estado de vida é o propósito da prática budista. O importante é jamais se afastar do Gohonzon, nunca parar de progredir na fé”


Eternidade

Estado mental vasto e ilimitado pautado pela consciência da simultaneidade de causa e efeito. Não há mais o sofrimento causado pelo medo da morte. As dificuldades tornam-se ‘nada mais que pó ao vento’


Verdadeiro eu

A pessoa tem consciência de que ela e todos são budas. Há forte senso de independência e convicção. Está sempre imperturbável. Vida dotada de sabedoria e compaixão


Felicidade

O indivíduo tem paz e iluminação espiritual. Estado de vida que transborda energia vital e alegria e nunca recua ao enfrentar dificuldades. Faz as pessoas ao redor se sentirem seguras e apoiadas


Pureza

A pessoa não se abala pela corrupção do mundo. No coração reside rica sensibilidade, gratidão e emoção. O eu menor (ego) está totalmente purificado pela energia vital do eu maior. Brota na vida lindas flores de humanismo


E a esperança vai nascer

 

soka gakkai

“Sensei nos incentiva a desenvolver a capacidade de tomar uma decisão e sempre segui-la, até que o resultado desejado seja alcançado.


  Uma transformação de seu ichinen mudará a qualidade de nossas orações.


  O ritmo da recitação do Daimoku depende da atitude da pessoa:

  é fraco se você não está motivado, é poderoso e vigoroso se você está absolutamente determinado.


  Ikeda Sensei nos convida a ver como praticamos o budismo: recitar Nam-myoho-rengue-kyo com ritmo e vigor sem dúvida terá um efeito positivo em nosso comportamento.


  Ninguém pode ver ou saber a profundidade de nossa decisão, mas ela afetará imediatamente a realidade que nos rodeia.


  Portanto, cultive a confiança de que você pode transformar qualquer situação, e essa confiança terá repercussões imediatas em seu Daimoku e ao seu redor.


  Saiba que nada vai mudar ao seu redor se continuar pensando "Não sei o que fazer ..."


  Mas se você agir com sinceridade e decisão, será muito fácil atrair sorte, desenvolver grandes ideias e resolver situações difíceis.


  Transforme os pensamentos negativos em positivos, o pessimismo em otimismo, o egoísmo em altruísmo.

 

  Então haverá muitos que irão apoiá-lo e pedir apoio, e haverá harmonia com as pessoas ao seu redor.

 

  E a esperança vai nascer."

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...