sábado, 11 de dezembro de 2021

Brilho eterno da chama da esperança

 

soka gakkai

No Budismo de Nichiren Daishonin, praticado pela Soka Gakkai Internacional (SGI), aprende-se sobre a importância de vencer as circunstâncias desafiando a si mesmo. Ao surgirem as dificuldades, é crucial manifestar forte convicção de que a vitória já foi alcan­çada, e que essa grande conquista infalivelmente incen­tivará outros a fazer o mesmo, num ciclo virtuoso do triunfo sobre as adversidades. No Encontro com o Mestre desta edição, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, nos incentiva a renovar nossa decisão, a persistir corajosamente e a nos manter firmes até a conquista final.


Brilho eterno da chama da esperança

 DR. DAISAKU IKEDA

Durante o exílio na Ilha de Sado (atualmente parte da prefeitura de Niigata), Nichiren Daishonin declarou com inabalável convicção: “O infortúnio de Kyo’o se transformará em boa sorte” (CEND, v. I, p. 431). Da mesma forma, apesar de sofrer duras perseguições, o primeiro pre­sidente da Soka Gakkai, Tsune­saburo Makiguchi, nascido em Ni­­i­ga­­ta, enfatizou repetidamente à sua família sobre o poder da Lei Mística de “transformar o veneno em remé­dio”, para modificar positivamente todas as circuns­tâncias negativas.

Com a prática do Budismo Nichiren, evidenciamos o poder para superar as dificuldades, mesmo em meio às situações mais desafiadoras.

Ao fortalecermos nosso juramento de concretizar o ideal de Daishonin, de “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra”, minha esposa e eu estamos orando sincera e fervorosamente pela proteção e segurança de cada um dos preciosos membros da SGI.

Em 13 de junho, num breve período de sol durante a estação das chuvas, fiz um passeio pelo centro de Tóquio. O verde das ruas arborizadas brilhava intensamente sob a luz do sol. Quando olhei para cima, vi o céu azul refletido nas janelas de um prédio alto. O azul do céu e o verde das árvores — são as cores da primavera e da juventude e também as da esperança. Com esse pensamento, tirei rapidamente uma foto.


A esperança


é o tesouro da vida.


A esperança


é a luz da sociedade.


A esperança


é a força motriz da vitória.


Em um de seus poemas, o poe­ta alemão Friedrich von Schiller (1759—1805) escreve que a es­perança estimula as pessoas a se envolverem com a vida, inspira os jovens com sua luz mágica e não se perde nem mesmo na velhice.1

Com esse mesmo espírito, os membros da família Soka con­­ti­nuam a acender uma chama de esperança no coração das pessoas. Nossa juventude brilha com uma luz radiante e inspiradora, enquan­to os admiráveis integrantes do Grupo Taho [Muitos Tesouros] conti­nuam a se esforçar incansa­velmente para cumprir o juramento que firmaram na juventude.

Uma chama de esperança inextinguível e em constante expansão arde intensamente em nossa reunião de bodisatvas da terra, dedicados ao grande juramento pelo kosen-rufu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...