sábado, 11 de dezembro de 2021

Florescer do verdadeiro aspecto

 

soka gakkai

Florescer do verdadeiro aspecto

 A estação das chuvas é a época em que as flores de lótus desabrocham; tenho recebido muitas fotos e cartas dos membros reportando sobre essas flores tão belas.

Os bodisatvas da terra que surgem na grande assembleia do Sutra do Lótus são considerados “como a flor de lótus na água” (LSOC, cap. 15, p. 263) — em outras palavras, assemelham-se ao lótus, que cresce nos profundos pântanos ou na água lamacenta para produzir as flores mais puras e bonitas.

Em nosso mundo repleto de problemas, alguns dos nossos membros têm questões no trabalho, enquanto outros lutam contra as dificuldades financeiras. Há os que batalham contra a doença e outros perderam seus entes queridos. Algumas pessoas estão ainda sobrecarregadas com a responsabilidade pela criação dos filhos, e outras cuidando de familiares doentes ou idosos.

Enquanto enfrentam incontáveis desafios e conduzem uma vida muito ocupada, os membros da Soka Gakkai empreendem incansáveis esforços, dia após dia, para realizar o kosen-rufu e o ideal de “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra”.

Há uma passagem do Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente (Ongi Kuden), que Makiguchi sensei grifou em seu exemplar do Gosho [Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin], o qual foi confiscado pelas autoridades durante a guerra: “O Buda do verdadeiro aspecto da realidade reside em meio à lama e ao lodo dos desejos mundanos. Isso se refere a nós, seres humanos” (OTT, p. 91).

Sair e compartilhar ativamente os ideais humanísticos de Nichiren Daishonin em meio ao lodoso pântano da sociedade é abrir um caminho de esperança que leva em direção ao perfumado floresci­mento do grandioso estado de vida do “Buda do verdadeiro aspecto da realidade” em nossa própria vida e na vida dos demais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...