domingo, 3 de outubro de 2021

E POR QUE É NECESSÁRIO UM MESTRE?

 

daisaku ikeda

E POR QUE É NECESSÁRIO UM MESTRE?

Para extrair o potencial máximo da Lei Mística. Esse potencial se manifesta quando há uma prática correta, o que significa praticar tendo o Gohonzon como espelho e o mestre como exemplo. O Gohonzon é um espelho que reflete o estado de vida. Para que o Gohonzon reflita o estado de buda do tempo sem início, seria necessário que o próprio mestre se sentasse diante dele. A questão é que não somos o mestre. Como resolver isso? Somente por meio da unicidade de mestre e discípulo é possível que o Gohonzon reflita o estado de buda.

O presidente Ikeda explica: “É natural que nossa vida pareça bem diferente da vida de um grande predecessor como o buda Nichiren Daishonin. Isso é perfeitamente lógico já que somos indivíduos diferentes, cada um com as próprias circunstâncias, personalidade, capacidade e subjetividade. No entanto, se fizermos o mesmo tipo de causa que os corajosos devotos do Sutra do Lótus do passado realizaram, ou seja, se mantivermos o mesmo curso de ação e a mesma prática que eles, poderemos obter os mesmos efeitos ou resultados. Esta é uma forma de ver a causalidade baseada no caminho do mestre e do discípulo”.


PERFEITA UNIÃO

Herdar o espiríto do mestre é compartilhar a mesma decisão de realizar o kosen-rufu e, o mais importante, agir totalmente baseado nessa decisão.

O presidente Ikeda conclui: “No momento em que o sol do compromisso compartilhado entre mestre e discípulo surge em nosso coração, começa uma grande transformação. Não há nenhum carma que não consigamos superar, nenhuma batalha que não sejamos capazes de vencer. A unicidade de mestre e discípulo é, para todos os objetivos práticos, um componente indispensável na causalidade para alcançar a transformação fundamental do estado de vida conforme ensinado no budismo.[...] O mestre é a base espiritual, ou a terra, uma fonte de sustento espiritual. Nessa terra, o discípulo faz com que as flores da vitória desabrochem eternamente”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...