sexta-feira, 8 de outubro de 2021

A beleza da vida deriva da grande diversidade de sua expressão

 

soka gakkai

A beleza da vida deriva da grande diversidade de sua expressão. Da mesma forma, na sociedade humana, a natureza diversa das nossas lutas e vitórias, a grande variedade de possibilidades que permitem que nossa vida tome forma e chegue ao fim, nossa vida curta ou longa, tudo isso, à luz triunfante de nossa natureza de buda, se revela como significativo e valioso quando vencemos os sofrimentos.

As questões fundamentais da vida e da morte são, no final, uma questão de teoria e crença. O que importa é como vivemos, a nossa consciência da preciosidade da vida e o valor que somos capazes de criar durante uma experiência que passa, de acordo com o clássico chinês Compêndio das Dezoito Histórias, que registra as seguintes palavras do imperador T’ai-tsu (928­—976) da dinastia Sung: “A vida é como a passagem de um potro branco visto por uma fenda na parede.”

. A maioria de nós tende a imaginar que sempre haverá outra oportunidade de encontrar e conversar com nossos amigos ou parentes novamente, por misso não importa se algumas coisas ficam por dizer. Mas viver plenamente e sem arrependimento é dar-se aos outros ao máximo, trazendo todo o seu ser para o momento presente, com o sentimento de que pode ser o último encontro.

A visão do Sutra do Lótus sobre a vida e a morte é tal que continuamente traz nossa consciência àqueles com quem compartilhamos esta vida, exortando a nos desenvolver de forma rica e contributiva. Quando agimos em prol da felicidade dos outros, sentimos uma energia renovada e um senso de conexão com nossa essência mais profunda. À medida que persistimos nesses esforços ao longo do tempo, nossa vida adquire um crescente sentimento de expansividade e força. Dessa forma, extraímos os aspectos mais positivos da nossa humanidade e criamos uma existência de valor junto com as pessoas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...