sexta-feira, 8 de outubro de 2021

A Beleza das Quatro Virtudes da Vida

 

soka gakkai

Eternidade

Representa a sabedoria de compreender a infinitude da vida, que não tem começo nem fim. Ao se viver com base na Lei Mística, é possível transformar todas as dificuldades em fatos significativos para uma existência plena e realizada.

Felicidade

Corresponde a um estado de vida de paz e iluminação espiritual, em que se transborda energia vital e nunca hesita diante das novas situações. Essa convicção transmite segurança aos que estão ao redor, assim como a terra sustenta e nutre toda a vegetação. Uma pessoa que se permite ser iluminada pela Lei Mística sente a alegria da vida pulsando dinamicamente, pois sua base está firmemente estabelecida no “eu maior”, estado de ilimitada liberdade que permeia todo o universo. Assim, transforma a energia do egocentrismo do “eu menor” em valor positivo e altruístico.

Verdadeiro eu

É a consciência de que a própria pessoa é um buda. É um estado caracterizado por forte senso de independência conquistado pela prática budista, proporcionando uma condição imperturbável em qualquer tribulação. A pessoa transforma a causa do sofrimento e revela a luz da sabedoria e boa sorte iluminando a escuridão de sua vida. Esta é a postura de uma pessoa de profunda benevolência que envolve calorosamente outras e lhes dá coragem.

Pureza

Representa a condição de manifestar continuamente o estado de vida do Buda de purificar todos os fenômenos como a água, límpida e clara, que não se contamina pelas impurezas do ambiente. Um coração puro reflete rica sensibilidade, gratidão e emoção. Dessa maneira, nele desabrocham lindas flores do humanismo; faz a ação de purificar o egoísmo do nosso “eu menor” com a poderosa energia vital do nosso “eu maior”.

As “quatro virtudes” se referem ao estado mais elevado que podemos alcançar como seres humanos.

Aqueles que seguem esse caminho podem estabelecer as mesmas qualidades da vida de um buda.

Conseguimos manifestar a beleza das “quatro virtudes” na nossa própria vida ao nos manter diariamente na órbita do coração do Mestre. Quando mestre e discípulo compartilham o mesmo juramento e espírito de luta em prol do kosen-rufu, tudo se torna vitória.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...