domingo, 26 de setembro de 2021

uma regra de ouro que se aplica a tudo

 

soka gakkai

Permitam-me agora compartilhar com vocês as palavras da jornalista e ativista social americana Dorothy Day (1897–1980): “Um trabalho que apresenta dificuldades (...) merece ser bem realizado”.1

Vocês, membros dos grupos de enfermagem e do Departamento de Médicos, possuem uma missão grandiosa e infinitamente nobre. Acreditando no enorme potencial da vida, vocês dão àqueles que estão entre a vida e a morte a força para continuar vivendo.

O kosen-rufu inicia ajudando uma única pessoa a se tornar feliz, e depois outra. Nunca se esqueçam dessa eterna verdade.

Vamos ter uma vida longa e saudável e desfrutá-la em toda sua plenitude! (…)

O Dr. Felix Unger, famoso cirurgião cardíaco da Áustria e presidente da Academia Europeia de Artes e Ciências, com quem publiquei um diálogo, disse que o futuro da humanidade e da medicina está em nós e é algo que cada um de nós tem de construir.2 São lindas palavras, realmente.

Tudo se resume a nós. Por isso é tão importante construirmos uma forte personalidade por meio da fé e expressarmos nosso ilimitado potencial.

O renomado médico chinês Sun Simiao (Sun Ssu-miao), da dinastia Tang, escreveu estas palavras: “O grande médico no tratamento de enfermidades deve pacificar seu espírito e acalmar suas ambições para que não tenha desejo nem pretensão. Ele deve em primeiro lugar desenvolver amor e compaixão tão grandes que anseia por aliviar os sofrimentos dos seres sensíveis”.3 Os médicos verdadeiramente de primeira categoria não buscam a profissão pelo dinheiro nem pela fama, mas sim para cumprir seu profundo comprometimento de fazer tudo o que puderem pelos outros, pelas pessoas.

Sun Simiao também fez esta declaração: “Creio que a vida humana possui um valor insuperável que pode ser comparado a mil peças de ouro; salvá-la com uma receita médica vale mais que mil peças de ouro”.4 Devotar-se, dar tudo de si, para proteger e salvar vidas — o bem mais precioso do mundo — é infinitamente nobre.

Consta que Hipócrates também disse estas palavras: “A protelação não faz parte da ciência, especialmente no caso da medicina, em que a postergação é perigosa para a vida. A essência da terapia [o tratamento médico] está na oportunidade, e nosso trabalho é estar alerta para as oportunidades”.5 No tratamento médico, há alguns casos em que mesmo a mínima demora nas ações de um médico pode ser fatal.

Embora numa dimensão diferente, eu também triunfei em todos os empreendimentos por ter entrado em ação com a velocidade de um raio. Abri o caminho para o kosen-rufu mundial respondendo rapidamente a cada situação ou oportunidade.

Se deixarmos as oportunidades escaparem por causa da indecisão, é provável que perderemos até mesmo as batalhas que já tínhamos vencido. A demora em dar uma resposta pode ainda causar graves reveses ou derrotas. Essa é uma regra de ouro que se aplica a tudo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...