domingo, 26 de setembro de 2021

O supremo significado do budismo

 

soka gakkai

A época mais difícil da minha vida foi o período em que Josei Toda [segundo presidente da Soka Gakkai] travava árdua luta para reconstituir seus negócios. Minha saúde estava nas piores condições, o salário sempre atrasado e eu me sacrificava demasiadamente. Numa ocasião em que me encontrei com o presidente Josei Toda, desabafei sobre o meu desalento. Jamais me esquecerei do rigor das palavras que ele me dirigiu naquele momento: “A prática budista é uma eterna batalha contra os impasses da vida; é uma luta entre o Buda e a maldade. Esse é o significado contido na frase ‘budismo é vitória ou derrota’”.

Qualquer pessoa enfrenta algum impasse no curso da vida. Existem pessoas que sentem dificuldades em seu trabalho, outras com relação à vida conjugal ou então na educação dos filhos e no relacionamento humano. Há também momentos em que sentimos algum impasse nas atividades do shakubuku ou do estudo do budismo. Entretanto, a força do Gohonzon é tão ilimitada quanto este grande universo. Da mesma forma, nossa vida encerra também uma ilimitada potencialidade. No momento em que tomarmos consciência desse fato, o caminho já estará aberto para a vitória.

O presidente Josei Toda afirmou certa vez que, quando uma pessoa sentir que está num beco sem saída, deve desafiar e dominar a fraqueza que se instalou em seu coração, invocando o grande poder da fé. Ele disse que essa postura representa para nós “abandonar o transitório e revelar o verdadeiro” (hosshaku kempon). Na longa jornada da vida, há ocasiões em que as pessoas pensam em largar a prática da fé e viver se divertindo, assim como podem ficar doentes ou sucumbir à tristeza com a morte de alguém da família. São batalhas contra o impasse causado pela “maldade dos desejos mundanos”, pela “maldade da doença” e pela “maldade da morte”.

O supremo significado do budismo encontra-se no ato de ultrapassar essa situação por meio da recitação do daimoku, construindo uma vida realmente significativa e desbravando uma condição de felicidade absoluta. Por isso, quando enfrentarem alguma dificuldade, determinem que essa situação é uma batalha contra os obstáculos e as maldades e que esse é o momento de vitória ou de derrota.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...