segunda-feira, 13 de setembro de 2021

O melhor amigo

 

soka gakkai

Apesar de o ato de ler e guardar o conteúdo só para si possuir seus méritos, a experiência da leitura torna-se mais valiosa quando compartilhada com amigos ou professores. É enriquecida pela troca de ideias, especialmente quando se considera a leitura um hábito por toda a vida. Meus próprios anos de adolescência, passados em meio aos escombros do pós-guerra, foram imensamente enriquecidos por um círculo de leitura formado com os jovens da vizinhança onde eu morava. Também estão gravadas para sempre em minha vida as lembranças preciosas das sessões de leitura com meu mestre, Jossei Toda.

Meu mestre não se cansava de incentivar-nos para sermos leitores ativos, jamais passivos, e para absorvermos o conteúdo, nunca sermos dominados pelo enredo. Jossei Toda foi um mestre da vida; ensinou-me por meio de sua atitude e suas palavras esta inestimável lição: o modo como nos relacionamos com os livros é o modo como nos relacionamos com as pessoas, e encontrar um bom livro é igual a encontrar um bom mestre ou um bom amigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...