segunda-feira, 13 de setembro de 2021

para estimular o desabrochar da vida

 

soka gakkai

Creio que o meio para estimular o desabrochar da vida interior negligenciada da criança sempre será o contato com a literatura e a arte. Em suma, acredito que a chave está na leitura de livros.

O primeiro passo para trazer de volta o diálogo num ambiente em que os laços humanos e a comunicação se romperam é revitalizar e infundir a palavra escrita e a falada com a luz da espiritualidade. As obras-primas literárias são o veículo ideal para esse empreendimento, que não deveria se limitar às escolas. Por experiência própria, posso afirmar que a vivência da imersão nas grandes obras literárias do mundo em tenra idade constitui um bem de valor incalculável para a vida toda.

No Japão, o sistema escolar possibilita às crianças várias oportunidades para ler obras literárias. No entanto, em muitos casos, essas obras são transmitidas na forma de livros didáticos em japonês designados, principalmente, para aprimorar aptidões de leitura. No Japão, estão sendo instituídos mais programas de leitura nas escolas, mas, talvez, o propósito devesse ser mais elevado: tornar o mundo da literatura uma disciplina central no currículo escolar.

No sistema escolar sueco, o currículo educacional é planejado de forma a não refletir nenhuma tendência a favor de uma religião em particular. A motivação e a iniciativa do estudante para a leitura são o foco do programa educacional, sendo conferida ao aluno a liberdade para selecionar temas de interesse a partir de ampla gama de textos. Encorajar as crianças dessa maneira aguça seus potenciais de discernimento e raciocínio para que se tornem capazes de lidar com as questões fundamentais e éticas confrontadas pela civilização moderna. A partir do momento que o Japão reexaminar os métodos educacionais e a aplicação dos mesmos, ele poderá se beneficiar muito dos exemplos de outros países.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...