segunda-feira, 13 de setembro de 2021

“Forjem a espada por dez anos”

 

soka gakkai

Há casos em que as pessoas acham que seu novo trabalho não é o que esperavam e questionam se devem permanecer nele. Algumas colocam na cabeça que o novo emprego não é para elas e optam por largá-lo, sem ao menos se dar uma chance de saber se é o trabalho certo.

Ao se deparar com essa situação, o importante é não guardar o problema consigo e tomar uma decisão precipitada. Nesses momentos é que deve buscar o conselho de alguém de confiança.

O fato é que nem todos encontram o emprego ideal logo de início. Isso pode causar-lhes uma sensação de que seus sonhos estão se distanciando da realidade do trabalho.

Embora pareça monótono e sem desafios, domine o básico, pois essa é a maneira de se preparar para o sucesso no futuro. Empreender-se em pequenas tarefas longe dos holofotes é a grande oportunidade para formar e desenvolver seu caráter.

Quando comecei a trabalhar na empresa do presidente Toda, iniciei como editor de uma revista para crianças. Amava meu trabalho e me sentia realizado. Então, a empresa enfrentou uma crise e fui transferido para o departamento financeiro como vendedor, um setor completamente diferente e no qual não tinha nenhum interesse nem entusiasmo para atuar.

No entanto, esforcei-me ao máximo e determinei me tornar especialista nessa área. Trabalhei incansavelmente todos os dias. Ao fim do dia, retornava para casa exausto a ponto de não conseguir me mover. Além disso, tinha problemas crônicos nos pulmões que continuamente esgotavam minhas forças e energias.

Graças a esses incansáveis esforços, coloquei os negócios do presidente Toda de volta a uma situação estável. Nesse processo, aprendi preciosas lições de vida, apoiei meu mestre — o grande líder do kossen rufu — e acumulei eterna boa sorte.

Onde quer que trabalhe, não seja passivo. Esforce-se com o espírito de que possui papel fundamental e de responsabilidade em seu local de trabalho. Se assim o fizer, o trabalho se tornará desafiador e muito satisfatório.

Nada é mais gratificante que seu próprio desenvolvimento por meio do trabalho. Fazer desse local simplesmente um lugar em que você ganha dinheiro é um desperdício.

Sempre clamei e incentivei os jovens com a seguinte frase: “Forjem a espada por dez anos”. Ao se dedicarem e se especializarem, adquirirão o domínio real em uma área. Se realmente se dedicarem no trabalho, mesmo naquele que não se encaixe no seu perfil, é provável que descubram novos talentos que os surpreenderão.

Eu e Konosuke Matsushita (1894-1989), industrial japonês e fundador da Panasonic, éramos bons amigos e dialogamos em diversas ocasiões. Certa vez, ele disse:

Pode parecer muito difícil perseverar em algo e aperfeiçoá-lo, mas, na verdade, esta é a forma mais eficaz para avançar. Algumas pessoas estão sempre mudando de um campo para outro, incapazes de escolher uma área e sossegarem. Às vezes, essa constante mudança leva ao sucesso, porém, na maioria das vezes, leva à decepção.

Uma nova conquista abre caminho para amplas oportunidades. Ou seja, no processo de aperfeiçoamento de uma área, vocês aprendem muitas coisas e adquirem habilidades e características para triunfar em todos os campos da vida.

O presidente Toda afirmou: “Não deixe que seu trabalho o domine, você é quem deve dominá-lo”. Em vez de ser governado por seu ambiente, transforme-o. Seja como o Monte Fuji, que permanece firme diante dos fortes ventos, e desenvolva um caráter invencível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...