sexta-feira, 17 de setembro de 2021

O meio para se alcançar uma paz duradoura

 

soka gakkai

A Soka Gakkai Internacional (SGI) vem trabalhando há anos em colaboração com as principais agências das Nações Unidas, inclusive a Unesco. Como presidente da SGI, o senhor abraça o sentimento expresso na introdução da Carta da Unesco: “Como as guerras começam na mente do homem, é na mente do homem que as defesas da paz devem ser construídas”. Construir paz e justiça dia após dia requer a mobilização de energias de autodefesa, criatividade e uma inventividade clara e apaixonada. Com frequência, o efeito dos movimentos espirituais que se proliferam atualmente, seja essa ou não a intenção, é desmobilizar e eliminar responsabilidades. Sem dúvida, conforme já mencionei, injustiças e guerras são inevitáveis. Elas existem e gritam para nós dos nossos aparelhos de televisão. Porém, temos a capacidade de mudar esses fatos. É nossa responsabilidade fazer isso ou, pelo menos, nos dedicar a esse propósito.

 O meio para se alcançar uma paz duradoura é tornar nossa mente uma inabalável fortaleza de paz mesmo sob as piores circunstâncias. Tenho a convicção de que esse é o caminho para se construir a “segurança humana” defendida pelas Nações Unidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...