sexta-feira, 17 de setembro de 2021

“Estou cheio de estudar!”

 

soka gakkai

Há um episódio malaio que data de dois séculos atrás e gostaria de contar a vocês hoje. Um pai estava ensinando idiomas ao seu filho. Dia após dia, eles estudavam juntos. O menino estava na idade de querer sair para brincar com os amigos e se divertir. Um dia, ele se cansou e gritou: “Estou cheio de estudar!”.

Talvez alguns de vocês já tenham sentido o mesmo. No entanto, sua mãe não perdeu a cabeça nem gritou com ele. Esse é um ponto importante. Disse-lhe de forma delicada e persuasiva por que era importante estudar. “Mesmo que deixemos uma herança para você, se não tiver sorte, ela desaparecerá num instante”, salientou. “Mas o conhecimento e o aprendizado sólidos não são assim. Eles permanecerão com você até a morte.”

Esse episódio aparece em Hikayat Abdullah [A História de Abdullah], um clássico da literatura malaia. Abdullah é o nome do garoto. Ele cumpriu as expectativas de sua mãe e se tornou um famoso professor de idiomas.

As palavras dessa mãe são realmente profundas. São palavras de sabedoria e de filosofia que refletem uma profunda compreensão e discernimento.

Dinheiro e riqueza material são efêmeros quando os ventos instáveis da boa sorte sopram contra nós. Ao contrário, o aprendizado ou as habilidades que adquirimos e que tornamos parte do nosso ser são eternos tesouros. Por essa razão, a educação é muito importante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...