sábado, 31 de julho de 2021

Avancem sempre adiante, com alegria e coragem!

 

soka gakkai

TRECHO DO GOSHO: “O que os senhores têm a reclamar? Apesar de não serem o venerável Mahakashyapa, devem pular de alegria! Quando o bodisatva Jogyo emergiu da terra, ele saltou alegremente. ” (END, v. V, p. 255)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Esta é uma passagem dos escritos de Nichiren Daishonin que gravamos no coração, meus companheiros e eu da unicidade de Kansai, durante a Campanha de Osaka. Dançando o bailar da coragem e da união, com a determinação de transformar qualquer grande mal em grande bem, conquistamos uma extraordinária vitória e expansão nunca antes vista.

Nós somos os bodisatvas da terra que fizeram o juramento seigan pelo kosen-rufu e surgiram saltando e bailando. Cada pessoa é insubstituível e um inestimável protagonista. Ninguém consegue parar esta vida de impetuosa e incessante alegria. Evidenciando ao máximo a suprema força dos emergidos da terra no grande solo da missão, mais do que nunca, agora é hora de avançar!”

Dr. Daisaku Ikeda


A força da Lei Mística que não perde para a doença

 

soka gakkai

TRECHO DO GOSHO: “Com certeza sua doença não é cármica e, mesmo que fosse, a senhora poderia confiar no poder do Sutra do Lótus para curá-la. O rei Ajatashatru prolongou sua vida por quarenta anos ao abraçar o Sutra do Lótus. Chen Zhen viveu mais quinze anos.” (CEND, v. I, p. 686)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Este é um trecho dos escritos de Nichiren Daishonin que o presidente Tsunesaburo Makiguchi apreciava e costumava utilizar para incentivar os companheiros que enfrentavam alguma doença.

Ninguém está imune às doenças. No entanto, podemos confiar no poder do Sutra do Lótus para nos curar. Não lamentem nem se permitam ser derrotados. Devem extirpar a maldade da doença por meio do daimoku do rugido do leão.

A doença existe para abrir e evidenciar a grandiosa condição do estado de buda. Manifestem resolutamente o poder revigorante da energia vital por meio da fé.

Minha esposa e eu estamos orando contínua e incansavelmente pela saúde e longevidade de todos os companheiros.”

Dr. Daisaku Ikeda


“Soka” significa “reunião de pessoas corajosas”

 

soka gakkai

TRECHO DO GOSHO: “O fato de as orações dela não terem sido respondidas assemelha-se a um arco forte usado com uma corda fraca ou uma excelente espada nas mãos de um covarde. Isso não é de forma alguma culpa do Sutra do Lótus” (CEND, v. I, p. 511).

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Não há força que supere a corajosa fé. Orem com cada vez mais intensidade, como se puxassem a flecha e envergassem o arco ao máximo mirando firmemente o alvo. Movam-se com coragem empunhando imponentemente a preciosa espada do tesouro para acabar com as maldades.

‘Soka’ é uma reunião de pessoas corajosas. Nossos nobres companheiros, imbuídos de coragem, vieram evidenciando o absoluto poder benéfico da Lei Mística e é isso que tornou realidade o grande desenvolvimento do kosen-rufu mundial de hoje.

Sem temer nem hesitar, vamos orar e dialogar incansavelmente! A proteção dos céus e as divindades celestiais são infalíveis diante da ação resoluta e persistente.”

Dr. Daisaku Ikeda


Avancem imponentemente pelo caminho da justiça

 

soka gkakai

TRECHO DO GOSHO:

“Eu não estou expressando nenhum ponto de vista particular ou preconceituoso da minha parte. Falo unicamente movido pela minha profunda lealdade. Não falo pelo meu próprio bem, mas pelo bem das divindades, do governante, da nação e de todos os seres vivos.” (GZ, p. 170)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Nichiren Daishonin empreendeu sua grandiosa batalha para ‘estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra’ (rissho ankoku) desejando unicamente a paz no mundo e a felicidade de todas as pessoas.

Nossa contribuição à sociedade herda fielmente esse grandioso espírito da sagrada filosofia de vida. Por isso, não há como não se evidenciar a força do Buda. Não há como não ter a proteção das divindades celestiais.

É o desafio para tornar rea­lidade o mundo que todos almejam, no qual as pessoas convivem em perfeita harmonia.

Falemos incansavelmente sobre a justiça e avancemos com imponência imbuídos do mais elevado orgulho.”

Dr. Daisaku Ikeda


Munido de forte determinação, torne possível o impossível

 

soka gakkai

TRECHO DO GOSHO: “A mãe do poderoso guerreiro General Li Kuang foi devorada por um tigre feroz. Ele procurou o animal e, certo de tê-lo encontrado, acertou-lhe uma flecha. Porém, descobriu que o que tinha visto era apenas uma rocha. A flecha penetrou profundamente a rocha. Surpreso, tentou repetir o feito, porém não conseguiu.” (END, v. III, p. 217)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“A força de uma poderosa determinação perfura até mesmo uma rocha. A Lei Mística existe para que o ser humano evidencie essa suprema força que possui em si mesmo. Nossa fé existe para isso.

O que torna possível o impossível é a oração firmemente determinada a torná-lo sem falta uma realidade. É a tenacidade inabalável pela vitória.

‘Eu jamais desistirei! Eu vencerei sem falta no final!’ — é esse espírito invencível que movimenta as divindades celestiais e que transforma tudo em aliado. A fé é a força extrema para romper as barreiras.”

Dr. Daisaku Ikeda


sexta-feira, 30 de julho de 2021

O grandioso poder está em acreditar no kosen-rufu

 

soka gakkai

TRECHO DO GOSHO: “Por esse motivo [o Gohonzon] é chamado de mandala. ‘Mandala’ é uma palavra sânscrita traduzida como ‘dotado de perfeição’ ou ‘concentração de benefícios’. Este Gohonzon também se encontra unicamente nos dois ideogramas com os quais se escreve ‘fé’. A isto se refere o sutra quando declara que as pessoas somente podem ‘obter acesso por meio da fé.” (END, v. I, p. 326)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Nosso Gohonzon está dotado de inesgotáveis e infindáveis benefícios. Este é o magnífico Gohonzon no qual ‘não há oração sem resposta’. O importante é a nossa fé. Mesmo Shariputra, um dos discípulos mais eminentes de Shakyamuni, somente conseguiu entrar no caminho da iluminação por meio da fé. Estabelecer o seu juramento pelo kosen-rufu, orar para isso e agir — é por meio do poder da fé e da prática de jigyo keta (‘prática individual e altruística’) que se evidencia livremente o ilimitado poder do Buda e da Lei”

Dr. Daisaku Ikeda

Avancemos rumo ao kosen-rufu com um só coração

 

soka gkakai

TRECHO DO GOSHO: “Existiram dois irmãos com o mesmo nome, Chudapanthaka. No momento em que alguém chamava por esse nome, ambos respondiam. Vocês três são como esses irmãos. Quando um vem ao meu encontro, sinto como se os três estivessem aqui comigo.” (CEND, v. I, p. 207)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Nichiren Daishonin louvava sobremaneira o aspecto de união desses três discípulos, que professavam a fé com um só coração. Como irmãos e irmãs, apoiam-se e incentivam-se mutuamente — assim é o mundo da união harmoniosa da nossa família Soka. Sempre unidos, incondicionalmente, em grande harmonia! É nesse ambiente que os imensuráveis e inesgotáveis benefícios da fé resplandecem.

O avanço do kosen-rufu nasce da harmonia de diferentes em corpo, unos em mente. Vamos, então, escrever uma nova história da canção do triunfo somando as nossas forças.”

Dr. Daisaku Ikeda

Orar sinceramente pela felicidade dos amigos

 

soka gakkai

TRECHO DO GOSHO:

“Embora as pessoas possam não acatá-la ou possam dizer que o ensinamento não se adequa às suas capacidades, deve-se, ainda assim, persistir em expor-lhes o título dos cinco ideogramas do Sutra do Lótus, pois não há outro caminho para se atingir o estado de buda.” (END, v. VI, p. 222)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Orar unicamente pela felicidade dos amigos e falar a respeito do budismo e de como ele é maravilhoso. ‘Todos, indistintamente, são budas’ — esta é a nossa filosofia e a nossa crença imutável. Acreditar firmemente no potencial inerente à vida de cada pessoa e fazer com que ele se manifeste — este é o verdadeiro ‘coração de buda’.

Mesmo que num primeiro momento seja contrariado ao falar a respeito do budismo a um amigo, isso sem falta se tornará um elo cármico que inspirará a manifestação de sua natureza de buda um dia. É em meio a essa ação mais sincera e persistente que existe o grande caminho do estado de buda.”

Dr. Daisaku Ikeda


Fale incansavelmente a respeito do drama da sua revolução humana

 

soka gakkai

TRECHO DO GOSHO: “Você deve tomar o exemplo da filha do rei dragão como uma prova da veracidade dos ensinamentos do Sutra do Lótus sobre a possibilidade de atingir o estado de buda na presente forma. O capítulo “Devadatta” afirma: “[Esta menina] realmente pôde atingir a verdadeira iluminação na fração de um instante.” (WND, v. 2, p. 891)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Mesmo o maravilhoso princípio budista da iluminação na presente forma foi comprovado por uma filha do rei dragão.

Não existe nada mais forte que uma experiência de vida. Não se deixar derrotar pelas adversidades e se dedicar continuamente em prol das atividades da Gakkai e pelo kosen-rufu são, em si, uma experiência de majestosa vitória. É a imagem real da iluminação nesta existência.

Transmitir às pessoas com convicção, honestidade e o melhor de sua habilidade o drama de seu desafio em busca da revolução humana — sem dúvida, é isso que se transformará na semente que fará brilhar a felicidade e a esperança no coração dos amigos.”

Dr. Daisaku Ikeda


A obtenção de imensurável boa sorte e benefício por meio da recitação de um único daimoku

 

soka gakkai

TRECHO DO GOSHO: “Ele [Shakyamuni, que atingiu a iluminação por jamais ter faltado com a verdade por incontáveis kalpa] afirmou: ‘Não há uma única pessoa que não possa atingir a iluminação’. E elucidou que não há ninguém que tenha recitado o Nam-myoho-renge-kyo, mesmo que seja uma única vez, que não venha a se tornar um buda.” (GZ, p. 1573)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Que todas as pessoas, sem exceção, tornem-se felizes — eis o desejo de todos os budas. O daimoku nada mais é que a cristalização dessa grande compaixão dos budas .

Mesmo a recitação de um único daimoku concentra a força que produz imensurável boa sorte e benefícios. Mesmo o daimoku sansho (recitação de Nam-myoho-renge-kyo por três vezes) pode evidenciar uma força ilimitada se realizada com todo o coração.

Nós, membros da SGI, somos aqueles que recitam daimoku transmitido diretamente pelo próprio Buda, empunhando altivamente a bandeira do juramento seigan pelo kosen-rufu. Não há como sermos derrotados pelas maldades da doença ou pela infelicidade. Desafiando a prática da recitação do daimoku de grande convicção, vamos nos empenhar para pôr em ação o exercício da prática individual e altruística.”

Dr. Daisaku Ikeda


Assim como a lua cheia ilumina todo o ambiente

 

soka gakkai

TRECHO DO GOSHO: “A senhora se libertou das amarras das três obediências nesta existência. Também já deve estar livre dos impedimentos dos cinco obstáculos. A lua da natureza de buda de seu coração não possui qualquer nuvem que a cubra e todas as manchas do pecado desapareceram de seu corpo. A senhora é um buda na presente existência. Quão maravilhoso.” (GZ, p. 934)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Nichiren Daishonin elucidou o ensinamento da dignidade da vida, de igualdade e liberdade, para as mulheres que sofriam diante das discriminações e repressões irracionais e absurdas. Ele louva ao máximo a discípula Konichi-ama que, mesmo tendo perdido seu amado filho, se manteve resoluta na fé, dizendo-lhe: ‘A senhora é um buda na presente existência’.

Por mais profundas que sejam as tristezas e angústias, as mulheres que vivem em prol da Lei Mística podem conquistar uma condição de resplandecente felicidade, assim como a lua cheia ilumina todo o ambiente. Este é o budismo da igualdade e grande sabedoria.”

Dr. Daisaku Ikeda


Viva uma existência de grande alegria

 

soka gakkai

TRECHO DO GOSHO: “As palavras ‘quatro lados’ representam nascimento, envelhecimento, doença e morte. Usamos os aspectos do nascimento, do envelhecimento, da doença e da morte para adornar a Torre de Tesouro que é nosso corpo. E, quando recitamos Nam-myoho-renge-kyo nesses quatro estágios do nascimento, do envelhecimento, da doença e da morte, fazemos com que eles exalem a fragrância das quatro virtudes (eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza).” (GZ, p. 740)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“O nascimento, o envelhecimento, a doença e a morte são quatro aspectos da vida que ninguém pode evitar. O budismo foi elucidado para que as pessoas possam enfrentar e ultrapassar essas questões. É o caminho para que todos evidenciem a condição de eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza.

Alguém que abraça a Lei Mística não teme nada. Para nós, que recitamos daimoku, tanto o envelhecimento como a doença e a morte são preciosos tesouros para solenizar a Torre de Tesouro da nossa vida e se tornarão palco da alegria.

Vamos, portanto, espalhar ainda mais essa fragrância da suprema esperança que envolve toda a humanidade!”

Dr. Daisaku Ikeda


Evidenciar o supremo estado de vida inerente

 

daisaku ikeda

TRECHO DO GOSHO:

“O fato de pessoas comuns que nasceram nesta última era acreditarem no Sutra do Lótus se deve ao mundo do estado de buda estar presente no mundo humano.” (CEND, v. I, p. 376)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Pelo fato de todos possuírem inerentemente o estado de buda é que podem acreditar na Lei Mística. Nosso diálogo sobre o budismo é a resposta ao profundo anseio de todas as pessoas do mundo que buscam o sublime resplendor da vida.

Por isso, não há necessidade alguma de ficarem na defensiva ou ansiosos demais. Sendo fiéis a suas características inatas, orem pela felicidade do outro e procurem despertar dentro de si o coração que acredita no infinito potencial da vida. Esse diálogo é a mais suprema ação que extrai e evidencia o estado de buda tanto de si como dos outros.”

Dr. Daisaku Ikeda


Fale com convicção sobre sua comprovação da fé

 

jossei toda

TRECHO DO GOSHO: “Você deve compreender que, enquanto um praticante do Sutra do Lótus mantiver inabalável a sua fé, livre de todas as falsas alianças, confiar no Sutra do Lótus com todo o seu coração e praticar em exato acordo com as palavras douradas do Buda, ele, sem falta, será capaz de evitar os desastres e prolongar sua vida na próxima existência, que dirá nesta. Esplêndida será a recompensa em sua vida e ele cumprirá o grande desejo do kosen-rufu, propagando amplamente o Sutra do Lótus.” (WND, v. II, p. 460)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“A Lei Mística é a suprema regra imutável da justiça. Ao se empenhar dedicadamente na prática budista de acordo com essa majestosa Lei, sem falta conquistará a vitória como resultado. Essa é a grande convicção do buda Nichiren Daishonin.

O relato de comprovação da prática budista de uma pessoa acende a chama da coragem e da esperança no coração da outra. A partir daí surge uma nova experiência de vida que desabrocha como flor da felicidade e da paz, e assim vão se espalhando amplamente. As correntes da esperança na qual cada pessoa conquista sua felicidade é a própria comprovação da ‘propagação benevolente do kosen-rufu’”.

Dr. Daisaku Ikeda


O tesouro de um jovem é a confiança das pessoas

 

daisaku ikeda

TRECHO DO GOSHO:

“Não obstante o quanto essas propriedades possam se mostrar pobres, não se deve queixar delas, nem aos outros nem ao seu lorde. Se elogiá-las repetidamente dizendo que são terras excelentes, seu lorde poderá conceder-lhe ainda mais feudos.” (END, v. VI, p. 254)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“A juventude é uma época de batalhas contra situações adversas nas quais as coisas não caminham como o desejado. ‘Soka’ (criar valor) é a força para ultrapassar vitoriosamente todas as circunstâncias difíceis sem lamentar ou esmorecer.

O segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, dizia: ‘O maior tesouro de um jovem é a confiança das pessoas’. Para tanto, deve eliminar as lamentações e cumprir com sinceridade e seriedade cada promessa feita arcando com sua responsabilidade. Não se esqueçam de que encarar tudo sob o olhar da fé, orar de maneira perseverante e lutar destemidamente se tornarão, sem falta, em brilho da própria revolução humana.”

Dr. Daisaku Ikeda


A coragem é a essência do budismo

 

soka gakkai

TRECHO DO GOSHO:

“No que diz respeito ao entendimento do Sutra do Lótus, minha capacidade de compreensão corresponde a apenas uma pequena fração da vasta capacidade que Tiantai e Dengyo possuíam. Todavia, considerando minha capacidade de enfrentar perseguições e minha enorme compaixão pelas pessoas, creio que eles ficariam muito admirados.” (CEND, v. I, p. 252)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Nichiren Daishonin enfrentou e superou inúmeras perseguições e devotou sua vida na batalha da grandiosa compaixão por todas as pessoas da era dos Últimos Dias da Lei. A ‘capacidade de enfrentar perseguições’ e a sua ‘compaixão’ são a própria essência do budismo. Para nós, isso está ligado à coragem e à benevolência.

Avançar em prol do kosen-rufu sem temer as adversidades ou plantar as sementes da Lei Mística no coração do amigo que luta contra seu mau carma, tudo isso se inicia por meio da palavra ‘coragem’.

O espírito da Gakkai que está diretamente ligado a Nichiren Daishonin é coragem, e também perseverança!”

Dr. Daisaku Ikeda


O fundamental é a sinceridade com que deseja a felicidade

 

daisaku ikeda

TRECHO DO GOSHO: “No passado, o bodisatva Jamais Desprezar ensinou que todas as pessoas têm a natureza de buda dentro de si e que, se abraçar o Sutra do Lótus, podem alcançar infalivelmente o estado de buda. Acreditando que desprezar uma pessoa era o mesmo que desprezar o próprio buda, ele se curvava diante de qualquer pessoa com profunda reverência.” (END, v. I, p. 376)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“O bodisatva Jamais Desprezar reverenciava cada pessoa que encontrava diante de si por acreditar que todas também possuem a natureza de buda.

O diálogo de vida a vida que estamos promovendo hoje é essa sublime atitude de bodisatva posta em prática na atualidade. Representa a mais suprema forma de exercer o respeito pelos seres humanos. Vamos desejar do fundo do coração a felicidade de todas as pessoas e nos empenhar para despertar a vida do Buda que existe inerente a cada uma.

Por isso, sejam corajosos como o bodisatva Jamais Desprezar! Sejam sábios! Sejam invencíveis!”

Dr. Daisaku Ikeda


Sejam líderes que se dedicam ao povo

 

daisaku ikeda

TRECHO DO GOSHO: “Confúcio pensava nove vezes antes de pronunciar cada palavra. Dan, o duque de Zhou, era tão atencioso que, se chegasse um visitante, mesmo que estivesse no banho lavando seu cabelo, ele o torcia e enxugava a água por três vezes, e se estivesse comendo, ele interrompia e cuspia a comida por três vezes [a fim de não fazê-lo esperar]. Estes homens dignos da era antiga são um modelo para as pessoas de hoje.” (WND, v. II, p. 730)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Os líderes devem ser sempre educados, atenciosos e infinitamente afetuosos. Nos escritos de Nichiren Daishonin estão registrados os mais elevados e sublimes ensinamentos a respeito do comportamento de um verdadeiro ser humano.

Quem são as pessoas mais nobres e mais admiráveis deste mundo? São as que se dedicam em prol da felicidade das pessoas comuns do povo, são os amigos da Soka Gakkai.

Por isso, devemos respeitar ao máximo cada pessoa, louvá-la, zelar por ela e expandir cada vez mais a rede de união de pessoas dignas e sábias em meio à sociedade.”

Dr. Daisaku Ikeda


Os benefícios são imensuráveis a quem protege a Soka Gakkai

 

daisaku ikeda

TRECHO DO GOSHO: “O buda Shakyamuni ensina, porém, que aquele que faz oferecimentos ao devoto do Sutra do Lótus nos Últimos Dias da Lei, mesmo que por um único dia, obterá uma boa sorte cem, mil, dez mil, milhões de vezes maior que a que conseguiria doando infindáveis tesouros ao Buda por um milhão de kalpa.” (WND, v. I, p. 1097)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“A Lei Mística é a Lei fundamental de todos os budas. Não há existência mais sublime que a do ‘devoto do Sutra do Lótus’ que propaga a Lei Mística nesta era maléfica. A Soka Gakkai é uma organização religiosa que surgiu por decreto do Buda e que reúne os ‘devotos do Sutra do Lótus’.

Por esse motivo, os benefícios acumulados por aqueles que protegem a Gakkai e atuam em prol das pessoas são imensurável e ilimitados.

Que os nobres companheiros do mundo inteiro desfrutem de inesgotável boa sorte e felicidade! Que vivam uma existência de plena e absoluta satisfação! — assim eu continuo a orar incansavelmente com toda a seriedade.”

Dr. Daisaku Ikeda


Levante-se por si só!

 

soka gakkai

TRECHO DO GOSHO: “Todos no Japão, do soberano às pessoas comuns, já tentaram me prejudicar, porém, tenho sobrevivido até hoje. Gostaria que compreendesse que, embora eu esteja sozinho, isso se deve à minha forte fé.” (CEND, v. I, p. 642)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Onde quer que seja e em qualquer época, se ‘uma única pessoa’ ligada a Nichiren Daishonin se levantar, a Lei Mística sem falta se propagará. A propagação benevolente do kosen-rufu a 192 países e territórios também foi edificada por meio da intrépida e grandiosa luta de heróis que se levantaram sós com base na unicidade de mestre e discípulo.

Não é ‘alguém’, é você. Não é ‘algum dia’, é ‘agora’.

Vamos desbravar uma extraordinária nova era do kosen-rufu de vitórias da nossa localidade por meio de um forte espírito determinado e ardente fé!”

Dr. Daisaku Ikeda


Uma força ilimitada nasce da determinação de saldar as dívidas de gratidão

 

soka gakkai

TRECHO DO GOSHO: “Se uma pessoa tem a intenção de saldar essas grandes dívidas de gratidão, ela somente conseguirá fazer isso se compreender profundamente o budismo e, assim, tornar-se uma pessoa de sabedoria”. (CEND, v. I, p. 722)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Sem falta saldarei a grande dívida de gratidão com o meu mestre! — é com esta determinação que vim rompendo todos os limites e abrindo os caminhos do kosen-rufu.

Mesmo naquela campanha realizada em Kamata, conhecida como a “Batalha de Fevereiro”, eu consegui cumprir meu juramento seigan de discípulo porque fui movido pelo único desejo de alegrar o coração do meu mestre, o presidente Josei Toda.

Um coração imbuído do ardente desejo de saldar as dívidas de gratidão é profundo e forte. É rico e amplo. Ao devotar a vida na relação de mestre e discípulo, manifestamos uma imensurável força. Podemos derrubar toda e qualquer barreira que nos limita. Conseguimos transformar absolutamente tudo em vitória.”

Dr. Daisaku Ikeda


Os benefícios da realização do shakubuku são eternos

 

soka gakkai

TRECHO DO GOSHO: “Se uma pessoa estabelecer relação mesmo com uma única frase da Lei Mística, essa relação se manterá inquebrável durante milhões de kalpa, e a pessoa chegará à percepção da joia preciosa do Grande Veículo. Isso corresponde a ‘nascermos numa era em que podemos encontrar a Lei do Buda’ — o Nam-myoho-renge-kyo.” (GZ, p. 793)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Atualmente, os sucessores jovens de todos os cantos do Japão e do mundo estão desafiando a expansão do budismo. Quão promissor e esperançoso é esse nobre aspecto!

Este é o budismo da semeadura. A boa sorte e o benefício de ter estabelecido relação com a Lei Mística jamais se apagarão. O benefício de ter desafiado a realização do diálogo sobre o budismo resplandecerá eternamente pelas três existências. O shakubuku é o empreendimento mais difícil de realizar dentre todos. A medida de seus esforços para concretizá-lo será o quanto a sua condição de vida se estenderá e aprofundará uma verdadeira amizade. Repletos de energia vital, dialoguem incansavelmente com alegria sobre a sua convicção na prática da fé.”

Dr. Daisaku Ikeda


Tenha orgulho de ser bodisatva da terra

 

soka gakkai

TRECHO DO GOSHO: “[‘Esta pessoa praticará entre o povo...’] Significa que os primeiros quinhentos anos dos Últimos Dias da Lei presenciarão o advento do bodisatva Jogyo, que iluminará a escuridão da ignorância humana e dos desejos mundanos com a tocha do Nam-myoho-renge-kyo.” (END, v. I, p. 146 )

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Nós, que ‘neste presente momento’, denominado Últimos Dias da Lei, recitamos e propagamos a Lei Mística seguindo Nichiren Daishonin, somos todos ‘guerreiros emergidos da terra’. O kosen-rufu é um grandioso e sagrado empreendimento que concretiza a paz no mundo transformando o destino de toda a humanidade. Todos nós somos irmãos e irmãs de profunda relação cármica e cada um surgiu bailando por sua própria vontade para cumprir o juramento feito no remoto passado.

Fazendo despontar o sol do tempo sem início em nossa vida, vamos, juntos, enfrentar e vencer a escuridão das adversidades e irradiar a magnífica luz da vitória!.”

Dr. Daisaku Ikeda


Oh, valentes guerreiros do kosen-rufu, avancem com coragem!

 

soka gakkai

TRECHO DO GOSHO: “Nascer como ser humano é difícil; é uma existência como os grãos de terra que sobram sobre a unha. Porém, mesmo nascendo como humano, manter-se assim é difícil. Isso é tão fugaz quanto o orvalho nas plantas. É muito mais importante elevar o nome vivendo apenas um dia do que, por exemplo, viver 120 anos e terminar a vida com o nome manchado”. (END, v. I, p. 296)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“São palavras de profundo amor benevolente dedicadas por Nichiren Daishonin ao seu discípulo sênior, Shijo Kingo.

‘Elevar o nome’ não significa ter fama ou status em meio à sociedade. É deixar para a posteridade a sua história de corajosa e heroica luta pela propagação da Lei Mística. É lutar e vencer como um grandioso ‘general’ da honestidade, da seriedade e do incentivo, que fica gravado para sempre com sincera gratidão no coração dos companheiros.

Nós tivemos a rara oportunidade de nascermos como seres humanos. Neste momento em que a Divisão Sênior comemora seus 50 anos de fundação, como o Pilar de Ouro do kosen-rufu, registremos, juntos e imponentemente, um grandioso e majestoso avanço!

Dr. Daisaku Ikeda


Delegar o bastão para perpetuar a Lei

 

daisaku ikeda

TRECHO DO GOSHO: “Na Cerimônia no Ar, quando os budas e bodisatvas das dez direções se reuniram, os dois budas — Shakyamuni e Muitos Tesouros — assentiram em sinal de concordância. O que decidiram foi nada menos que a Lei se perpetuaria nos Últimos Dias.”

(CEND, v. I, p. 404-405)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Neste momento, os jovens do mundo inteiro estão herdando o bastão da ‘decisão de perpetuar a Lei nos Últimos Dias’. Como meu venerado mestre deve de estar feliz ao observar esse vigoroso movimento dos jovens emergidos da terra.

Os budas e bodisatvas das dez direções e das três existências se reúnem justamente para delegar a missão do kosen-rufu dos Últimos Dias da Lei para os ‘valores humanos’ sucessores.

Mestre e discípulos Soka são a personificação da essência do Sutra do Lótus. Ao retornarem ao juramento seigan do tempo sem início, experimentarão uma ilimitada força emergindo do âmago de seu ser.

Vamos, agora, avançar pela jornada da propagação da Lei Mística respeitando-nos e incentivando-nos mutuamente.”

Dr. Daisaku Ikeda


Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...