terça-feira, 1 de março de 2022

O dia 28 de novembro se tornou uma data histórica

 

soka gakkai

O dia 28 de novembro se tornou uma data histórica. Novembro é o mês de fundação da Soka Gakkai e, o dia 28 corresponde, como todos sabem, aos 28 capítulos do Sutra do Lótus. Inesperadamente, tornou-se uma data adequada para o “Dia da Independência Espiritual”.

Sensei reconfirmou o fato de que os membros da Soka Gakkai vieram realizando a ampla propagação da Lei Mística com o espírito de não poupar a própria vida, exatamente de acordo com as palavras do buda Nichiren Daishonin, e enfatizou: “Nenhuma outra organização realizou tanto shakubuku na propagação dos ensinamentos, expandindo a Lei correta para o mundo. O verdadeiro palco inicia-se a partir de agora. Como Toda sensei dizia, estou convencido de que o nome “Soka Gakkai” será solenemente registrado nas escrituras budistas do futuro.

Sem dúvida, a Soka Gakkai é da ordem e do desejo do Buda, e cada um de seus membros que se dedicam incansavelmente em prol do kosen-rufu é um buda.

As pessoas não existem por causa da religião. É a religião que existe para as pessoas. A religião existe para a felicidade das pessoas. Interpretar esse princípio ao contrário leva tudo à insanidade. Apontando para o fato de que aí se encontrava o erro fundamental do clero, e visualizando o futuro, Shin’ichi Yamamoto afirmou:

— O Budismo de Nichiren Daishonin é o Budismo do Sol e a religião mundial a iluminar toda a humanidade. O desenvolvimento da Soka Gakkai como organização em que os membros praticam este grandioso budismo deve ser, sob todos aspectos, global e universal, sem se prender a uma estrutura feudal estreita e fechada.

Nos escritos de Nichiren Daishonin consta: “Quando o sol nasce no lado leste do céu, sua intensa luz ilumina todo o firmamento sobre o grande continente meridional de Jambudvipa” (CEND, v. I, p. 178). O “grande continente meridional de Jambudvipa” indica o mundo inteiro. O Budismo Nichiren, o Budismo do Sol, tem o poder de dissipar as nuvens escuras de todas as formas de sofrimento e de proporcionar o brilho da felicidade para o mundo todo.

E ainda, com base nos comentários dos intelectuais e pensadores acerca da problemática do clero enfrentada pela Soka Gakkai, Shin’ichi discorreu sobre as condições necessárias de uma religião mundial:

1. Administração conduzida de forma aberta e democrática.

2. Rigorosa aderência aos fundamentos da fé, com garantia da liberdade de expressão.

3. Igualitarismo que promove o respeito mútuo e a participação de todos os adeptos.

4. Centralização na fé e não no ritual.

5. Liderança aberta embasada nas pessoas de grande valor e não na hereditariedade

6. Universalidade da doutrina e propagação apropriada à época.

Ele também compartilhou a orientação do presidente Josei Toda de que “a Soka Gakkai deve permanecer diretamente ligada a Nichiren Daishonin por meio do Gosho”. Enfatizou que a Soka Gakkai continua atuando sempre com base no Gosho, de acordo com a ordem e o desejo de Daishonin, hasteando o “Grande Desejo pela Concretização do Kosen-rufu, a Propagação Benevolente da Grande Lei”.1

Ele insistiu que não era necessária a presença de nenhum intermediário entre nós e Daishonin. E, no contexto da Soka Gakkai, a missão dos líderes era simplesmente de auxiliar cada pessoa a estabelecer uma ligação direta com Daishonin.

O primeiro presidente Tsunesaburo Makiguchi e o segundo presidente Josei Toda perseveraram na abnegada devoção conforme o testamento do Buda e ensinaram a prática da fé como um discípulo de Daishonin. A relação de mestre e discípulo Soka, os companheiros e a organização existem para ensinar e aprender mutuamente a correta prática da fé e o espírito de Daishonin com base no Gosho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...