sábado, 26 de fevereiro de 2022

a prática da doutrina de Daishonin em nossa vida

 

daisaku ikeda

Em resposta aos ataques infundados à Soka Gakkai pelos sacerdotes do Shoshin-kai, sensei lançou uma série de reais contraofensivas, dando início a um novo e alegre avanço do kosen-rufu pelos membros da Soka Gakkai. O movimento pelo kosen-rufu se expandiu de forma constante, recuperando o vigor de um caudaloso rio, mês após mês e ano após ano.

Porém, a jornada do kosen-rufu é íngreme, e é preciso superar diversos tipos de provações e obstáculos para seguir em frente.

O próprio Sensei se defrontou com inúmeras provações pessoais. Em 3 de outubro de 1984, seu segundo filho, Hisahiro, morreu repentinamente de uma doença. Ele tinha apenas 29 anos.

Depois de concluir o mestrado em direito na Universidade Soka, Hisahiro tornou-se funcionário da universidade motivado por seu desejo de proteger o castelo da educação Soka para as futuras gerações.

Em 23 de setembro, ele estava no campus envolvido nos preparativos para vários eventos da instituição, porém mais tarde ele se queixou de dor de estômago e foi hospitalizado. No dia anterior ao seu falecimento, ele estava discutindo planos para o Festival da Universidade Soka com outros membros da equipe por telefone no hospital.

Hisahiro costumava contar a seus amigos sobre seu sonho de tornar a Universidade Soka uma instituição de destaque no mundo, para ficar registrada na história. Isso exigiria pessoas verdadeiramente dedicadas e dispostas a dar tudo de si, e ele estava determinado a ser um desses indivíduos.

Sensei se encontrava em Kansai para participar da 5ª Convenção da SGI e de outras atividades. Eram dias seguidos de muita dedicação para incentivar os membros.

Na noite de 3 de outubro, quando soube da morte do seu filho, ele recitou daimoku no Centro Cultural de Kansai pela felicidade eterna do seu filho. Embora Hisahiro tivesse morrido tão jovem, Sensei estava convicto de que havia cumprido plenamente sua missão, vivendo exatamente como havia determinado.

Sensei sentia que havia algum significado profundo na morte de seu filho.

É natural que ocorram vários tipos de adversidades ao longo da caminhada do kosen-rufu. Mas a verdadeira fé nos capacita a vencer quaisquer obstáculos, sem medo ou dúvida, e a perceber profundamente a verdadeira natureza de cada evento doloroso com os olhos da fé. A estrada do kosen-rufu é uma longa e contínua série de batalhas das quais nunca podemos recuar. Ter essa consciência e incorporar o princípio de que “as dificuldades são a paz e tranquilidade” (cf. OTT, p. 115) é o que significa a prática da doutrina de Daishonin em nossa vida e é o espírito da Gakkai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...