sábado, 8 de janeiro de 2022

Com todo ânimo!

 

daisaku ikeda

Em meio a intensos compromissos, seja escrevendo suas obras ou mensagens de incentivo, participando das atividades, dialogando com personalidades e com as pessoas do povo, o Mestre reserva tempo também para compor e reger canções.

Uma passagem emocionante da Nova Revolução Humana conta a dedicação de Ikeda sensei a incentivar, com a regência de uma canção, os membros da Divisão dos Estudantes Herdeiro em um curso de aprimoramento:

Depois da oração, quando Shin’ichi3 ia despedir-se dos participantes, uma voz surgiu da plateia.

— Presidente Yamamoto, poderia, por favor, reger uma canção para todos nós?

Esse pedido foi seguido por uma forte salva de palmas.

Shin’ichi aceitou o pedido com um sorriso nos lábios.

— Está bem. Vou reger uma canção. Antes, porém, gostaria de solicitar aos vice-presidentes e demais líderes que a regessem para vocês.

Os líderes se levantaram e regeram uma canção acompanhada do coro entusiasmado dos estudantes.

Em seguida, Shin’ichi apanhou um leque e perguntou:

— O que vocês querem cantar?

— Por favor, gostaríamos que o senhor regesse a canção Takeda-bushi.

— Está bem. Vamos cantar com ânimo total!

A regência de Shin’ichi, acompanhada das palmas dos participantes, criou um ambiente repleto de vigor e decisão. Muitos deles viam pela primeira vez a regência de Shin’ichi.

Quando terminou, outro estudante gritou da plateia.

— Por favor, poderia reger mais uma vez?

— Está bem. Regerei quantas vezes vocês quiserem!

Shin’ichi começou a reger pela segunda vez. As palmas dos estudantes intensificaram-se ainda mais.

Ao término, eles pediram que regesse mais uma vez.

Shin’ichi enxugou o suor com o lenço e regeu a canção pela terceira vez.

Como os pedidos não cessavam, os líderes começaram a ficar preocupados com a saúde do presidente Yamamoto, e o coordenador Masaya Ueno quis até se levantar para acalmar o entusiasmo de seus companheiros. Entretanto, uma vez que o próprio presidente estava disposto a atender todos os pedidos, ele permaneceu sentado em seu lugar.

Um quarto pedido de regência surgiu da plateia. Shin’ichi aceitou sorrindo e levantou bem alto o leque. Sua regência era como o vigoroso bailar de uma grande fênix. Por essa dedicação, atendendo a todos os pedidos, os estudantes ficaram emocionados e as lágrimas começaram a deslizar pelo rosto. Esse encontro com o presidente Yamamoto ficou gravado no coração dos participantes como uma lembrança inesquecível.4

Com todo ânimo!

Uma sugestão para a pessoa que deseja aprender a realizar o shiki, ou seja, reger uma canção, é conversar com um veterano para que lhe ensine e a incentive. Embora existam diferenças na regência de uma pessoa para outra, o mais importante é transmitir força, paixão e determinação a cada movimento, conforme Ikeda sensei salienta: “A canção da Gakkai existe junto com a decisão. Por esse motivo, onde ecoam as vozes que a cantam, desponta altivo o sol da vitória”.5

Assim, cantar ou reger uma canção, muito mais que uma forma para “animar a reunião”, é a oportunidade de mostrar e aprofundar nossa decisão em nos dedicar cada vez mais ao cumprimento da nossa missão pelo kosen-rufu.

Dica dourada do Mestre

As canções da Soka Gakkai promovem a união e incentivam as pessoas a renovar a determinação. Ikeda sensei enfatiza:

O importante é, independentemente das circunstâncias ou das situações, criar verdadeiros filhos do leão que viverão pela missão em prol do kosen-rufu. Para isso, quero fazer músicas que inspirem com coragem a alma e o coração de todos. Isso porque a Soka Gakkai é uma organização que avança alegre e radiantemente entoando a canção do júbilo e da esperança.6


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...