terça-feira, 4 de janeiro de 2022

chama alimentada por problemas e sofrimentos.

 

soka gakkai

A juventude é uma época difícil, cheia de problemas. Contudo, lidar com os problemas da juventude faz com que cresçamos como seres humanos. Ao relembrarmos os tempos em que realmente sofremos, constatamos que a fase que julgávamos ser a mais infeliz foi feita dos momentos mais preciosos.


Por isso, precisamos combater nossos problemas de frente em vez de tentar escapar deles. Esse é o caminho mais direto para o avanço.


Se vocês estiverem se sentindo tristes e sozinhos, então, devem admitir esses sentimentos. Não tentem se distrair com diversões superficiais. Não os atenuem. Vivenciem esses sentimentos, suportem-nos e transformem-nos em alimento para seu crescimento.


***


Pessoas, assim como flores, precisam de luz. O coração das pessoas murcha quando ninguém as valoriza ou se importa com elas. Portanto, sejam como o sol que concede luz a todos.


Pessoas, assim como flores, também precisam de água. Nosso coração murchará se não encorajarmos a nós mesmos, se não nos sentirmos felizes e não irradiarmos entusiasmo.


Aqueles que conseguem encorajar a si próprios são realmente inspiradores. Eles entendem a dor e o sofrimento dos outros. Encontram palavras, força e sabedoria para trazer felicidade ao seu próprio coração. Quando estiverem sentindo desalento, levantem o próprio ânimo.


Se não conseguir gostar de si mesmo, não conseguirá amar os outros.


***


Ser tímido e sensível, isto não é problema. Ser “durão” e insensível não são requisito para ser um adulto. Flores também não são feitas de concreto; são suaves, delicadas e frágeis. A totalidade da vida daqueles que mantêm sensibilidade em relação aos sentimentos e opiniões­ dos outros é verdadei­ramente forte.


Nosso destino não é proveniente de algum lugar fora de nós; é moldado dentro de nosso próprio coração, dia a dia. Caso a vida nos pareça chata, talvez seja porque nos permitimos nos tornar chatos. Se a vida nos parecer vazia, talvez seja porque nos permitimos nos tornar vazios e superficiais. Se nos sentimos fartos da vida, então, na verdade, talvez a vida esteja dizendo o mesmo a nós! Só podemos conduzir uma vida coerente com o modo como a vivemos.


Se as notas na escola forem medianas, tudo bem; mas, por favor, certifiquem-se de se distinguir como seres humanos. As notas não são o único parâmetro para avaliar quão inteligentes e capazes vocês são; e elas, de fato, não fazem muita diferença na vida em longo prazo. Entretanto, espero que se dediquem com seriedade a questões que instiguem sua curiosidade, e pensem nelas demasiadamente.


Também espero que se tornem pessoas que, no momento crucial, tenham a disposição de se levantar pela verdade e justiça, sem se importarem com quanto isso possa lhes custar. À medida que a presença de indivíduos desse calibre se ampliar, o mundo se tornará um lugar mais belo.


Em alguma parte do mundo uma missão os aguarda — uma missão que só vocês poderão realizar. Ela está à sua espera, contando os dias. Sendo assim, devem viver; devem continuar seguindo em frente até encontrar sua missão!


Para brilharem, devem fazer arder sua chama interior; e o fogo que produz essa chama é alimentado por problemas e sofrimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...