ATÉ ATINGIR O OBJETIVO!
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Constantemente, vemos pessoas lançando OBJETIVOS a fim de concretizar determinado desejo ou de transformar alguma coisa que as faz sofrer.
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Umas objetivam a realização de duas horas de DAIMOKU até determinada data, outras de cinco e algumas até de dez horas.
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Lançar OBJETIVOS é superválido a fim de termos um ponto concreto para direcionarmos nossas orações, mas não podemos confundir objetivos com promessa.
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Um dos significados de “OBJETIVO ” é “Alvo ou desígnio que se pretende atingir”. (Novo Dicionário da Língua Portuguesa, Ed. Nova Fronteira, pág. 1208). Já “PROMESSA ” significa “Ato ou efeito de prometer”, (Ibidem, pág. 1401).
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A confusão desses dois significados faz com que as pessoas pratiquem de forma errada, ou deixem de praticar o Verdadeiro Budismo.
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Isso porque muitas “prometem ao Gohonzon” e não “OBJETIVAM diante do Gohonzon”.
Quando fazemos promessa nos posicionamos, mesmo que inconscientemente, da seguinte forma: “Gohonzon, vou fazer duas horas de DAIMOKU até tal dia para conseguir isso”.
E, inconscientemente também, ficamos adotando e esperando da seguinte forma: “Já que estou cumprindo minha promessa, espero que meu desejo seja atendido”.
Além disso, damos prazo para o Gohonzon e cobramos resultados a ponto de existirem pessoas que deixam de praticar ao final do prazo estipulado porque não conseguiram concretizar o seu desejo.
Outras ainda caluniam o Gohonzon ou menosprezam a própria FÉ, a organização e os companheiros.
Por outro lado, existem dirigentes que, ao orientarem, dizem: “Faça tantas horas de DAIMOKU durante tantos dias que o seu problema se resolverá.”
E se não resolver nesse prazo ?
O que esses dirigentes vão fazer?
Vão dizer para a pessoa que ela não tem fé?
Ou que não orou direito?
Então, aqui vai uma pergunte: Quem sabe a extensão de seu carma?
Nem mesmo a própria pessoa tem conhecimento disso.
Sabemos o quanto sofremos por tal situação e temos uma idéia de o quanto nosso carma é pesado, mas ninguém sabe a sua extensão.
Por isso, cada um deve determinar a quantidade de DAIMOKU que deve recitar de acordo com a realidade de sua própria vida.
Conforme diz um ditado popular: “Cada um sabe onde seu calo aperta.” O mais importante é lançarmos OBJETIVOS e ORARMOS até conseguir concretizá-los.
CARMA, UMA QUESTÃO BASTANTE IMPORTANTE
Como todos sabem, nossos sofrimentos são efeitos de causas negativas que nós próprios realizamos.
Se estivermos sofrendo é porque realizamos alguma causa negativa e hoje vivemos o seu efeito, assim, o importante é transformarmos a raiz da causa que nos faz sofrer.
Nada garante que, por exemplo, com dez horas de DAIMOKU em dez dias possa se transformar o carma. Por isso, o importante é ORAR até conseguir.
No momento que conseguirmos concretizar determinado OBJETIVO, isso significa que transformamos o CARMA de sofrer com essa questão.
O Mestre Ikeda orienta: “No caso de nossa prática, esforço diário significa conduzir o GONGYO e recitar o DAIMOKU todos os dias, que é realizar a prática BUDISTA.
Desta forma, não quero dizer meramente que, por fazer o GONGYO somente uma vez, pode-se ter um progresso extraordinário em seu trabalho.
Mas, durante o tempo em que vai devotando-se a prática BUDISTA, poderão gravar boas causas em sua vida que à adornará com benefícios inconspícuos (Não aparentes).
A firme dedicação na prática BUDISTA expandirá sua condição de vida, capacitando-o a assegurar seu curso para atingir a felicidade .” (Líder, vol. 16, pág. 53)
Em um outro trecho dessa mesma orientação o Mestre Ikeda coloca: “Nitiren Daishonin diz no Gosho: ‘O orvalho se acumula para tornar-se um rio e os rios juntam-se para formar um oceano.
As partículas de pó acumulam-se para tornar-se uma montanha e montanhas amontoam-se para formar o Monte Sumeru’. (Gosho Zenshu pág. 1594)
O sucesso não pode ser genuíno a menos que seja baseado no acúmulo de firmes e corajosos esforços, despendidos dia a dia e de momento a momento. De outro modo, isso nada mais é que glória evanescente.” (Ibidem, pág. 54)
Mudarmos a nossa postura com relação a forma de praticarmos o Verdadeiro Budismo de Nitiren Daishonin, desprendendo-nos dos conceitos de ensinos anteriormente praticados, capacitar-nos-á a acelerar mais rapidamente o processo de nossa Revolução Humana e comprovarmos mais amplamente a força da oração em nossas vidas.
Em a Nova Revolução Humana, consta: “Em se tratando de ORAÇÃO, existem pessoas que não se esforçam e ficam apenas esperando que a resposta de seu pedido caia do céu.
Se uma religião permite essa conduta, estará então corrompendo o ser humano.
No budismo de Nitiren Daishonin é originalmente um juramento e sua essência é o Kossen-Rufu (Paz Mundial).
Em outras palavras, significa ORAR resolutamente com a seguinte determinação: ‘Eu vou realizar o Kossen-Rufu do Brasil. Para isso, vou demonstrar brilhantes comprovações também em meu trabalho.
Por favor, faça com que eu possa evidenciar o máximo de minhas forças.’ Este deve ser o contexto básico de nossas ORAÇÕES.
Com essa disposição, devemos estabelecer OBJETIVOS claros a serem realizados concretamente a cada dia, desafiando-os e ORANDO pela concretização de cada um deles.
É dessa seriedade e forte determinação que emergem a sabedoria e a criatividade, e é daí que se abre o caminho do sucesso.
Portanto, a vitória na vida surge da Interação”. entre ‘DECISÃO ’ e ‘ORAÇÃO ’, e ‘ESFORÇO
’ e ‘PLANEJAMENTO ’.
É um erro querer ganhar uma grande fortuna apenas sonhando ou ficando na expectativa do aparecimento de uma oportunidade de ganho fácil e lucrativo.
Isso não é FÉ, é apenas uma fantasia. O trabalho é a base que sustenta a vida diária.
Se não obtiver vitória no trabalho, não é possível comprovar o princípio de que o ‘BUDISMO é a própria vida diária’.” ( NRH - Vol. I Cap. O Desbravador, pág. 195)
“O BUDISMO é a suprema razão”, diz o Mestre Ikeda.
Portanto, nós temos que praticar racionalmente, deixando de lado a postura acomodada de que somente por estar se empenhando na prática da FÉ a nossa vida irá mudar e obteremos sucesso.
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