sexta-feira, 15 de outubro de 2021

uma terra pura repleta de alegria e esperança

soka gakkai


O Sutra do Lótus deixa absolutamente claro que dois aspectos da prática budista são indispensáveis se quisermos alcançar a iluminação. Um diz respeito ao nosso próprio aperfeiçoamento, no sentido de que compreendemos a verdade suprema e desenvolvemos nosso potencial inerente, e o outro consiste na prática de conduzir as outras pessoas a essa perfeição.

O Sutra do Lótus também revela os verdadeiros significados do nirvana e da terra pura. De acordo com o Sutra, não precisamos interromper o ciclo de nascimento e morte para entrar no nirvana. Pelo contrário, o nirvana é o estado de iluminação no qual, ao repetirmos o ciclo de nascimento e morte, chegamos a uma compreensão desse ciclo e ele deixa de ser fonte de sofrimento. Da mesma forma, não precisamos abandonar os desejos para alcançar o nirvana, porque transformamos os desejos mundanos em causas da felicidade e, ainda, em sabedoria. Além disso, a terra pura não está necessariamente além da morte. Nós moramos na terra pura, aqui e agora, se acreditarmos no Sutra do Lótus, que ensina como transformar este mundo — tal como ele é, cheio de sofrimento e tristeza — numa terra pura repleta de alegria e esperança.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...