domingo, 26 de setembro de 2021

Você deve acreditar até o último instante!

 

soka gakkai

Você deve acreditar até o último instante!


POR DAISAKU IKEDA


Conheci uma menina que, aos 11 anos, foi diagnosticada com um tumor no cérebro e faleceu aos 14. Apesar de tudo o que passou, era muito alegre e feliz. Com sua presença radiante e positiva, animava os adultos no hospital. Sem dúvida, sua doença causou-lhe terríveis dores, mas continuou a recitar daimoku e a incentivar a todos.

Pouco antes de morrer, ela revelou a um de seus últimos visitantes: “Não me preocupo mais com minha doença nem com o que acontece comigo. Parei de orar para mim mesma. Há tantas outras pessoas que estão piores do que eu. Oro de todo coração para que essas pessoas se convertam o mais cedo possível e descubram por si próprias como o Gohonzon é maravilhoso”.

Aos seus pais, ela disse radiantemente: “E se tivesse acontecido com você, pai? E seria simplesmente horrível se isso acontecesse com você, mãe. E se fosse com meu irmãozinho, tenho certeza de que ele não conseguiria lidar com isso. Estou feliz que tenha sido comigo e não com nenhum de vocês. Tenho certeza de que é o resultado de uma promessa que fiz antes de nascer. Se aquelas pessoas que me conhecem aprenderem algo da minha vida, ficarei feliz”.

Ao tomar conhecimento da batalha contra doença dessa menina, enviei-lhe um buquê de rosas, um leque no qual escrevi “Luz da Felicidade” e uma foto que tirei de um campo cheio de flores de íris. Soube que ela vibrou de alegria ao receber meus presentes.

Às pessoas que estavam ao seu redor, ela deixou as seguintes palavras: “Fé significa acreditar até o fim”. E demonstrou essas palavras com sua própria vida.

Em seu funeral, havia centenas de pessoas que vieram expressar suas condolências. Em seus breves 14 anos, ela falou a mais de mil pessoas sobre a grandiosidade da Lei Mística.

Ela venceu. É isto que acredito. Tudo o que aconteceu em sua vida teve significado. Ou melhor, por meio de seus desafios, ela deu significado a todo seu sofrimento.

Ela disse que sua doença era o resultado de uma promessa feita em sua existência passada. O budismo ensina o princípio de “assumir voluntariamente o carma apropriado”. Aqui é onde os praticantes da Lei Mística voluntariamente escolheram nascer em meio às situações de sofrimento para que possam demonstrar o poder do budismo aos outros por meio de seus desafios e triunfos. Esta é a forma de viver de um bodisatva.

Se todos aqueles que abraçam a Lei Mística fossem afortunados desde o início, ninguém nunca descobriria quão poderoso e efetivo é o Budismo de Nichiren Daishonin. Por essa razão, nós voluntariamente escolhemos nascer com problemas e sofrimentos para mostrarmos às pessoas o que é revolução humana. É como se estivéssemos numa peça, um grandioso drama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...