terça-feira, 28 de setembro de 2021

“o mundo saha é em si a Terra da Luz Eternamente Tranquila”

 

soka gakkai

No Japão do século 13, o mestre budista Nichiren Daishonin (1222–1282) expôs o princípio de que “o mundo saha é em si a Terra da Luz Eternamente Tranquila” da seguinte forma: “Isso não significa que ela [a pessoa que segue o Sutra do Lótus] deixa seu local atual e vai para algum outro”. Esse ideal pelo qual as pessoas anseiam não existe em outro lugar, longe do seu alcance. O coração do Sutra do Lótus se encontra nos grandes esforços para permitir que o local em que estamos agora brilhe como a Terra da Luz Eternamente Tranquila.

Os habitantes do Japão na época de Daishonin estavam mergulhados no que parecia ser uma série infindável de dificuldades. Além do conflito, eles sofriam com desastres naturais como terremotos e tornados, e também com epidemias.


Assim ele [Nichiren Daishonin] nos ensina que despertar para a existência em cada um de nós da mesma luz brilhante e digna emitida pela Torre de Tesouro — capaz de iluminar o mundo cheio de sofrimentos — torna-se a fonte reveladora do nosso ilimitado potencial. Ele explica também a importância de criar, por meio de nossos próprios esforços, o mundo que desejamos, com cada pessoa se esforçando ainda mais para brilhar como a Torre de Tesouro, e iluminar a sociedade com esperança.

Em fevereiro de 2005, encontrei-me com a ativista ambiental Wangari Maathai (1940–2011). Falamos sobre o seu trabalho de estimular a esperança para a criação de um novo mundo a partir do entorno imediato de cada um. Refletindo sobre o Movimento do Cinturão Verde, que começou com o plantio de apenas sete mudas, a Dra. Maathai afirmou: “O futuro não existe no futuro. Pelo contrário, ele nasce somente por meio de nossas ações no presente, e se desejamos realizar algo no futuro, devemos agir com esse propósito agora”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...