terça-feira, 28 de setembro de 2021

ênfase na abordagem construtiva

 

soka gakkai

No desafio da construção, encontramos um terceiro caminho para evitar a indiferença egocêntrica a problemas que não nos afetam diretamente ou de uma paralisia pessimista em face dos problemas que parecem esmagadores. Para coincidir com a Cúpula da Terra de 1992, a SGI estabeleceu o Instituto Soka — Centro de Pesquisas e Projetos Ambientais do Amazonas (Cepeam) [hoje, Instituto Soka Amazônia] no Brasil que, a partir de então, tem realizado atividades para restaurar a floresta tropical e proteger sua ecologia única. E não é por acaso que nossas exposições originalmente organizadas em apoio à Década de Educação pelo Desenvolvimento Sustentável da ONU foram intituladas Sementes da Mudança e Sementes da Esperança. Esses títulos sintetizam a mensagem afirmativa que cada um de nós, de onde estamos neste momento, temos o potencial de nos tornar arquitetos da mudança rumo à sociedade global sustentável, e que cada ação nesse sentido é uma semente da mudança, uma semente da esperança, que fará germinar flores de dignidade por todo o mundo.

A ênfase na abordagem construtiva diante das ameaças tem sua origem na filosofia budista. No Sutra do Lótus, que materializa a essência dos ensinamentos de Shakyamuni, encontramos o princípio de que “o mundo saha é em si a Terra da Luz Tranquila”. Saha é uma palavra sânscrita que significa “suportar” ou “resistir”. O termo “mundo saha” expressa a percepção de Shakyamuni de que o mundo no qual vivemos é permeado por angústia e sofrimento. Mesmo se baseando nessa visão de mundo, Shakyamuni declarou: “Parti com vinte e nove anos em busca do bem”. Como isso mostra, ele não foi movido pelo pessimismo, mas pela busca sincera em descobrir como as pessoas poderiam evitar se afogar em sofrimentos e viver felizes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...