segunda-feira, 20 de setembro de 2021

o espírito de “invictus”

 

soka gakkai

Quando sentem que mais se divertem? Claro, existem muitas maneiras de nos divertirmos. Uma delas é quando definimos uma meta e nos esforçamos ao máximo para alcançá-la, mesmo que seja difícil. Certamente, esses são os momentos em que nos sentimos mais vivos e satisfeitos. Isso é a verdadeira diversão.

Aqueles que chegam às Olimpíadas têm que passar por um treinamento árduo e sem interrupções. Mas o olhar deles está voltado para a vitória e eles sabem que estão dando tudo o que podem. Então, sentem-se muito satisfeitos. Por terem esse orgulho e essa alegria, conseguem suportar o treinamento árduo.

Alguns de vocês, no entanto, podem ter estabelecido uma meta, mas não conseguiram mantê-la por muito tempo. Eu entendo bem esse sentimento, mas, mesmo que isso dure poucos dias, tudo bem. Quando desafiam algo, mesmo durante três dias, alcançarão três dias de crescimento. Devem se sentir bem consigo mesmos por terem cumprido o objetivo por três dias. Não há necessidade de se sentirem mal por terem parado, apenas recomecem. Se repetirem isso dez vezes, completarão um mês inteiro!

Aqueles que conseguem renovar a determinação e tentar mais uma vez são os mais admiráveis, são vencedores. O importante é continuar a desafiar a si próprio e não desistir.

Nelson Mandela (1918-2013), ex-presidente da África do Sul e meu respeitado amigo, foi realmente uma pessoa de grande coragem. Ele persistiu em todos os desafios. Mandela era dez anos mais velho que eu e lutou para proteger os direitos humanos até falecer aos 95 anos.

Ele era um homem que jamais vacilou em sua determinação. Esteve na prisão por mais de 27 anos. São dez mil dias. Mas jamais desistiu de tentar alcançar a liberdade e a igualdade para todas as pessoas. Tudo isso num país onde a maioria negra foi maltratada e discriminada por muito tempo.

O Sr. Mandela adorava o poema intitulado Invictus. “Invictus” é uma palavra do latim e significa invicto, imbatível ou, simplesmente, o espírito de jamais desistir.

Em 1995, um ano depois de Mandela se tornar presidente, a Copa do Mundo de Rúgbi foi realizada na África do Sul. A equipe da África do Sul foi incentivada pelo Sr. Mandela. Nos atletas, ardia o espírito de “invictus”. Eles superaram corajosamente muitos obstáculos. E continuaram vencendo os times que diziam ser melhores que eles até conquistarem a taça.

Os jogadores ficaram muito felizes por vencerem pelo presidente Mandela e pelo povo sul-africano por meio do espírito invencível.

Aqueles que continuam a desafiar a si mesmos, mesmo que percam às vezes, certamente terminarão como campeões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...