quarta-feira, 22 de setembro de 2021

não se deixem vencer

 

daisaku ikeda

Muitos dos grandes personagens da história não realizaram nada de notável quando jovens. Por exemplo, Winston Churchill sempre era reprovado nos exames. Mahatma Gandhi foi um aluno comum, introvertido, tímido e de poucas palavras. Albert Einstein foi um estudante que se destacou somente em matemática. E Wilhelm Röentgen, que descobriu os raios X, foi expulso da escola politécnica acusado de ter provocado um acidente do qual não era culpado. O que esses grandes homens tiveram em comum? A disposição de nunca se darem por vencidos.

A pessoa que teve dificuldade em obter boas notas, que sofreu maus-tratos ou alguma traição ou que en­frentou alguma enfermidade ou dificuldade econômica, torna-se capaz de compreender o coração dos outros e a dor alheia.

Por essa razão, não se deixem vencer. Se agirem dessa forma, poderão converter em boa sorte qualquer sofrimento pelo qual tiverem de passar.

Vocês devem prezar a própria vida. Serão infelizes se forem influenciados pelos preconceitos, pelas tendências passageiras ou pelas contradições da sociedade. Por isso, não se esqueçam de viver de acordo com suas convicções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...