terça-feira, 7 de setembro de 2021

14 de agosto de 1947

 

daisaku ikeda

Em uma dessas pequenas reuniões, no dia 14 de agosto de 1947, ele conheceu um jovem chamado Daisaku Ikeda, então com dezenove anos.

Era uma noite quente e úmida de verão. Apesar do estado febril devido à tuberculose que o deixava esgotado, o jovem Ikeda aceitou o convite de um amigo íntimo para participar de uma reunião sobre “filosofia da vida”.

Ele ficou impressionado com a voz vigorosa, a lucidez e a franqueza de Josei Toda, que explicava de maneira prática e acessível a filosofia do budismo Nichiren na vida diária.

No romance Revolução Humana esse encontro é retratado, tendo como personagem o jovem Shin-iti Yamamoto:

“Toda permaneceu sem nada dizer. Yamamoto contemplava algo, com olhares atentos, deixando a sua face inteiramente corada. Parecia estar impaciente, desejando pronunciar algo. Subitamente, levantou-se decidido e cumprimentou:

— Muito obrigado professor. Há o seguinte ditado célebre no Tratado Preceitual Chinês Li Ching: “Faz bem pensar mais uma vez, embora concorde; é bom pensar mais uma vez, embora discorde.” Creio na sua afirmação que aconselha o estudo e a prática, especialmente aos jovens e, sendo assim, peço-lhe que me permita segui-lo, para poder aprender. Como prova do meu agradecimento, peço licença para declamar uma poesia, apesar da pouca habilidade...

Toda concordou silenciosamente. Todos os presentes ficaram surpresos. Shin-iti fechou levemente os olhos e começou a declamar com sua voz sonora.


Ó viajante!

De onde vens?

E para onde irás?

A lua desce

No caos da madrugada;

Mas, vou andando,

Antes de o Sol nascer,

À procura de luz.

No desejo de varrer

As trevas da minh’alma,

A grande árvore eu procuro

E que nunca se abalou,

Na fúria da tempestade.

Nesse encontro ideal,

Sou eu quem surge da terra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...