domingo, 3 de abril de 2022

A condição de buda reside em viver pelo grande juramento

 

daisaku ikeda

O desejo sincero de Shakyamuni, fundador do budismo, era que todas as pessoas se tornassem felizes. No segundo capítulo “Meios Apropriados”, do Sutra do Lótus, ele declara: “No início, fiz um juramento na esperança de tornar todas as pessoas iguais a mim, sem nenhuma distinção entre nós”.1 O juramento dele consistia em alçar todas as pessoas à mesma condição de vida iluminada que ele possuía.


Nichiren Daishonin devotou-se com o compromisso de conduzir as pessoas dos Últimos Dias da Lei à iluminação. Demonstrando o espírito contido em sua afirmação, de que “Nem uma única vez pensei em recuar”,2 ele superou todas as dificuldades que se possa imaginar para propagar a Lei Mística. Ao fazer isso, abriu o grande caminho pelo qual podemos alcançar a mesma condição de vida do Buda, sem nenhuma distinção entre nós.


Em Vinte e Seis Artigos de Advertências, de Nikko Shonin, discípulo direto e sucessor de Nichiren Daishonin, verificamos a seguinte recomendação: “Até o kosen-rufu ser concretizado, propaguem a Lei empregando o máximo de sua capacidade, sem poupar a sua vida”.3 Aqueles que se dedicam ao kosen-rufu são os verdadeiros discípulos e sucessores de Daishonin na fé.


A Soka Gakkai se desenvolveu de forma dinâmica como religião mundial precisamente porque seus membros vêm se empenhando de modo incansável para propagar a Lei Mística exatamente como Nichiren Daishonin ensina, devotando-se com afinco para realizar tanto a prática para si como para os outros.


 


Consolidarmos a felicidade em nossa vida cotidiana


Em seu exílio na Ilha de Sado, que impunha uma real ameaça à sua vida, Nichiren Daishonin redigiu o escrito Abertura dos Olhos e declarou: “Farei aqui um grande juramento”.4 Ele selou o juramento de ser o pilar, os olhos e a grande nau que conduziria todas as pessoas à iluminação, com o desejo único de concretizar o kosen-rufu.


Numa passagem de Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente, Daishonin afirma que o “grande juramento” se refere à “propagação do Sutra do Lótus”.5 Não se trata de nada além do grande juramento de concretizar o kosen-rufu. É idêntico ao juramento dos bodisatvas da terra.


Dia após dia, os membros da Soka Gakkai recitam Nam-myoho-renge-kyo ao Gohonzon e se dedicam aos diálogos com o objetivo de propiciar felicidade tanto para si como para os outros. Nesta era turbulenta dos Últimos Dias da Lei, eles mantêm o grande juramento de concretizar o kosen-rufu realizando a prática do bodisatva no mundo todo.


Tsunesaburo Makiguchi [primeiro presidente da Soka Gakkai] declarou que o budismo é um ensinamento para a vida diária. É um ensinamento que nos permite extrair o máximo da vida. Estamos revigorando nossa existência e a de outras pessoas todos os dias com nossos esforços para propagar o budismo. Ao utilizarmos o diálogo, o método mais básico para interagir com os demais, transmitimos a luz da esperança e da renovação àqueles que perderam o rumo e mergulharam nas profundezas do sofrimento ou não se sentem capazes de ver algum sentido na vida. No decorrer desse processo, ao lado deles, elevamos nosso apreço pelo significado da própria existência. De fato, essa é a nobre prática de contribuir para uma revolucionária transformação na condição de vida de toda a humanidade.


 


A Soka Gakkai é a pedra fundamental para a construção da paz mundial


A Soka Gakkai é a organização que age de exato acordo com o desejo do Buda. Ela se levantou na época atual com o compromisso de cumprir o grande juramento de concretizar o kosen-rufu, em perfeita harmonia com o espírito de Nichiren Daishonin. A Soka Gakkai é a única instituição que promove o kosen-rufu mundial. É um grupo dedicado ativamente à propagação da Lei Mística.


Propagar a Lei Mística ao compartilhá-la com os outros expande as ondas de felicidade. Meu mestre, Josei Toda [segundo presidente da Soka Gakkai], dizia: “Divulgar o budismo não deve ser penoso ou desagradável. É algo a ser feito com alegria”. A prática altruísta do bodisatva sempre é transbordante de alegria proveniente da criação de seres humanos de valor, fundamentada em nosso juramento pelo kosen-rufu.


Em novembro de 2013, por ocasião da inauguração do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu (em Shinanomachi, Tóquio), enviei uma mensagem aos nossos membros que dizia:


 


O “grande desejo do kosen-rufu” e a “vida do estado de buda” formam um único corpo. Quando se vive em prol deste juramento, a pessoa se torna ainda mais respeitável, ainda mais forte e ainda mais grandiosa.


Quando se vive em prol deste juramento, a coragem do buda, a sabedoria do buda e a compaixão do buda se manifestam de forma ilimitada. Quando se vive em prol deste juramento, transforma-se não somente quaisquer dificuldades e sofrimentos como veneno em remédio, mas também o carma em missão.6


 


Perspectivas para 2020 e 2030


Um futuro amplo e radiante se estende à nossa frente. Estamos seguindo em direção ao nosso próximo importante marco — o quinto aniversário da conclusão do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu [comemorado em novembro de 2018]. Depois disso, virão o nonagésimo aniversário da Soka Gakkai em 2020, e o centésimo aniversário em 2030.


Continuemos a avançar com os companheiros do mundo inteiro, unidos no coração e na mente, e sempre para a frente, com os olhos voltados para mais um auspicioso cume. A Soka Gakkai é uma organização de ação. Nossos contínuos esforços são a chave do desenvolvimento e sucesso do nosso movimento.


Nossas atividades como bodisatvas da terra, encorajando as outras pessoas e trabalhando tanto pela felicidade delas como pela nossa própria felicidade, constituem a expressão máxima da prática do bodisatva. Nós, integrantes da família Soka, somos um magnífico contingente de bodisatvas da terra que brilhará eternamente nos anais da história do povo.


Com o orgulho de trilhar o nobre caminho dos bodisatvas Soka, empenhemo-nos diligentemente na prática em nosso benefício e pelo benefício de outras pessoas, e juntos vivamos uma existência gloriosa e triunfante!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...