quarta-feira, 2 de março de 2022

Portanto, não há duas terras – pura e impura

 

soka gakkai

Nichiren Daishonin afirma: “Portanto, não há duas terras – pura e impura. A diferença reside apenas no bem e no mal da própria mente” (CEND, v. I, p. 4). É uma declaração de que essencialmente não há diferença entre uma terra e outra. Um local pode ser transformado no melhor ambiente possível a partir do coração e da determinação das pessoas que lá residem. Em outras palavras, o ambiente social próspero e pacífico só pode ser construído com a transformação da vida do próprio ser humano, que é o protagonista de tudo.

Daishonin dedicou a vida toda à implementação do “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra”. “Estabelecer o ensinamento” indica o ato de estabelecer os princípios filosóficos do budismo, de compaixão e de respeito à dignidade da vida no coração das pessoas, pela ampla propagação (kosen-rufu) da Lei Mística. E “pacificação da terra” refere-se à realização da paz perene e da prosperidade social como resultado do “estabelecer o ensinamento correto”.

É por essa razão que a nossa missão religiosa como budistas chamada kosen-rufu ou “estabelecer o ensinamento correto” está necessariamente ligada a ações concretas pela nossa missão social denominada “pacificação da terra”.

Sem “estabelecer o ensinamento correto” não há a verdadeira “pacificação da terra”. E sem “pacificação da terra” não há resultado final dos esforços do “estabelecer o ensinamento correto”.

Repletos de orgulho e firmemente ancorados no grande solo da realidade, nós, membros da Soka Gakkai, prosseguimos no desenvolvimento gradativo do “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra” promovendo ondas de diálogo com uma pessoa após outra visando a paz. Aí se encontra o caminho da verdadeira vitória do povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...