terça-feira, 1 de março de 2022

Os Funerais da Soka Gakkai

 

soka gakkai

Em relação aos funerais, retornando ao verdadeiro significado dos ensinamentos de Nichiren Daishonin e pesquisando sobre a evolução histórica desses rituais, a Soka Gakkai passou a realizar cerimônias conduzidas por amigos e membros da organização sem a presença de sacerdotes.

Nichiren Daishonin afirmou: “Uma vez que seu amado pai recitou Nam-myoho-renge-kyo em vida, ele atingiu o estado de buda na forma que se apresentava” (CEND, v. II, p. 332) e “Uma vez que seu falecido marido foi um devoto deste sutra, certamente atingiu o estado de buda exatamente como ele era” (CEND, v. I, p. 479).

Essas passagens dos escritos indicam que o estado de buda se define pela fé e pela recitação de daimoku em vida da pessoa falecida. Não há nenhuma orientação de Daishonin de que o falecido não atinge o estado de buda se a cerimônia de funeral não for conduzida por um sacerdote.

Com relação ao costume de dar nomes póstumos ao falecido, isso se originou da tradição budista japonesa de conferir nomes às pessoas que ingressavam no sacerdócio e aceitavam os preceitos, naturalmente. Na época de Daishonin, não era usada a designação de nomes póstumos budistas. Essa prática simplesmente foi adotada depois pelo clero da Nichiren Shoshu. A designação de nomes póstumos nada tem a ver com o fato de o falecido atingir ou não o estado de buda.

O Budismo de Daishonin não é um ensinamento voltado para a realização de ritos fúnebres, mas uma religião que capacita as pessoas a viver felizes pelas “três existências” — passado, presente e futuro.

Os cemitérios parques memoriais da Soka Gakkai em diversas localidades do Japão são concebidos com senso de radiância e de igualdade de todos, embasado nessa visão budista da vida e da morte.

Quando a Soka Gakkai começou a realizar cerimônias de funerais entre leigos, elas foram recebidas favoravelmente, com elogios não apenas de seus membros, mas dos amigos não praticantes do Budismo Nichiren.

Surgiram comentários:

Os funerais costumam ser sombrios e tristes, mas as cerimônias fúnebres realizadas pela Soka Gakkai são refrescantes e radiantes, e transmitem um sentimento de esperança em relação à partida do falecido. Elas são uma expressão da atitude positiva da Soka Gakkai em relação à vida e à morte.

Hoje, as pessoas tendem a contratar serviços de terceiros para quase tudo. Pedir a sacerdotes para realizarem a leitura de sutras em um funeral pode ser visto como um exemplo disso. Mas nos funerais da Soka Gakkai, os próprios familiares e amigos recitam passagens dos sutras e daimoku para a eterna felicidade do falecido. Fiquei impressionado com a sua profunda sinceridade. Sinto que essa é a postura correta para nos despedirmos do falecido.

Em relação aos funerais entre amigos e membros realizados pela Soka Gakkai, um estudioso os descreveu: “Uma mudança revolucionária nas práticas fúnebres japonesas”; “Pela sua natureza vanguardista, eles podem enfrentar resistência dos mais conservadores, mas claramente será o sistema de funerais do futuro”; e “O desenvolvimento da Soka Gakkai e a velocidade de seu avanço só podem ser chamados de milagrosos. Em apenas três décadas derrubou o sistema paroquiano budista no Japão que foi estabelecido ao longo de três séculos”.

Quando a natureza autoritária da Nichiren Shoshu ressurgiu com força total após a ocorrência da primeira problemática do clero, os membros da Soka Gakkai de todo o Japão se levantaram na reforma religiosa da era Heisei¹ com base no verdadeiro significado do Budismo Nichiren.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...