domingo, 13 de fevereiro de 2022

O foco do budismo é sempre a pessoa

 

soka gakkai

 Nichiren Daishonin expõe: “Assim como plantas e árvores de todos os tipos brotam da terra, os vários ensinamentos do Buda são todos propagados pelas pessoas” (CEND, v. I, p. 63). O budismo sempre tem como ponto central as pessoas. Por mais grandiosa que seja a Lei, sem que haja pessoas para abraçá-la e propagá-la, seu poder não será revelado. 

Daishonin também observa: “Mesmo quando (...) sacerdotes [budistas] partiram do Japão levando [de volta] alguns sutras para a China, não houve ninguém nessa nação que pudesse abraçar esses escritos e ensiná-los aos demais. Era como se houvesse somente estátuas de pedra ou de madeira vestidas com mantos clericais e carregando uma tigela de mendicância” (Ibidem, p. 420). À luz dessas passagens, é crucial haver jovens que abraçam a Lei e a ensinam para as outras pessoas. A Soka Gakkai é uma academia de educação humanística dedicada a cultivar cidadãos do mundo. O budismo da revolução humana tem o poder de elevar a condição de vida da humanidade. Esta representa uma fonte de esperança e de inspiração para a construção de um mundo no qual todas as pessoas possam viver com dignidade. 

Pouco depois do início do novo século (em janeiro de 2003), dediquei um poema aos líderes da Divisão dos Estudantes. Gostaria agora de oferecê-lo novamente a todos os que estão apoiando e promovendo o desenvolvimento da DE nos dias de hoje: O profundo histórico da época da juventude determina a vitória na vida. Incentivem a Divisão dos Estudantes! Ofereçam-lhes grande energia vital! Gostaria sinceramente de agradecer a todos os nossos devotados membros que se empenham no desenvolvimento de jovens sucessores, e ofereço-lhes orações pela sua saúde, longevidade, bem como pela resplandecente vitória dos seus familiares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...