domingo, 27 de fevereiro de 2022

Mas como vamos sair dessa crise?

 

soka gakkai

A crise que estamos enfrentando, nós vamos sair dela. Mas como vamos sair dessa crise? O comum seria sairmos abalados, não é? Afinal, a crise nos dá todas as justificativas para fracassar. Que tal darmos a ela o significado de recuo do leão? O filho de um leão é um leão também. O discípulo do Buda é um buda também. É pela postura do rei leão que vamos compreender que isso que estamos enfrentando é recuar um passo. Recuar um passo para criar valor, concentrar toda a nossa força e avançar como nunca antes!


Na sequência deste escrito consta: “Emprega a mesma força tanto para a agarrar uma minúscula formiga como para atacar um feroz animal” (Ibidem, p. 431) .


Fé é enfrentar e vencer com sinceridade a adversidade que se apresenta diante de nós, por mais simples que possa parecer. Essa vitória é que nos dará condições de vencer a próxima e as demais dificuldades. Na vida diária, um dia de cada vez, um problema de cada vez, dando o nosso melhor com fé resoluta no Gohonzon — esse é o caminho da vitória.


O presidente Ikeda pondera:


“Viver como o rei leão, portanto, significa desafiar cada problema ou tarefa imediata com toda energia e vencer resolutamente cada uma delas. Um grande progresso e uma vitória retumbante só podem advir do acúmulo de esforços diários deste tipo. Somente ao triunfarmos hoje aqui e agora, poderemos desfrutar um futuro radiante e glorioso e uma suprema vitória na vida”. (Pode Haver uma História Mais Maravilhosa do que a Sua?, p. 153)

 


Enfim, nesta crise, vamos vencer um dia de cada vez, “hoje, aqui e agora”. Quando a crise acabar, mesmo no “novo normal”, vamos construir “um futuro radiante e glorioso e uma suprema vitória na vida”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...