segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Sejamos como o ouro, que quanto mais aquecido mais brilhante se torna!

 

soka gakkai

Sejamos como o ouro e façamos nossa vida brilhar

Este escrito de Nitiren Daishonin contém dois pontos muito importantes: louvar a nossa própria vida e a vida dos outros.

Ao longo de nossa existência sempre surgirão dificuldades que atrapalham a concretização de nossos sonhos. Mas, de acordo com o Budismo de Nitiren Daishonin, essas dificuldades, na realidade, são oportunidades para manifestarmos nosso grande potencial. Contudo, na maioria das vezes não conseguimos enxergar essas situações dessa maneira e acabamos entrando em um ciclo de lamentações e falta de esperança. Essa postura acaba afetando nossa prática budista e nossa oração ao Gohonzon.

Na Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, comenta: “Quando nos empenhamos em recitar Daimoku e realizar as atividades pelo Kossen-rufu, o ‘Buda da Liberdade Absoluta’ — o verdadeiro eu — surge em nossa vida, nossa sabedoria e coragem são ativadas e podemos desfrutar um estado de vida de total liberdade. É isso o que significa para nós o hosshaku kempon (abandonar o transitório e revelar o verdadeiro)”. (Pág. 170.)

Então, qual o primeiro passo? Sem dúvida, é reunir a coragem e recitar o máximo de Daimoku que conseguirmos. Não é uma atitude fácil, mas é justamente na atitude de levantar-se e recitar Daimoku que se encontra a iluminação, conforme observa o presidente Ikeda. Dessa forma, conseguimos deixar para trás nossas limitações, temores e angústias e revelamos nosso verdadeiro aspecto de vida que se encontra inerente em cada um de nós: o estado de Buda.

Nessa preleção, o presidente Ikeda ainda afirma: “Quando o Buda observa qualquer fenômeno, ele compreende sua essência real. Quando o Buda observa as pessoas, ele compreende seu estado de vida e consegue enxergar a natureza de Buda em seu interior. Quando observa a natureza, pode perceber seu nobre brilho. E quando considera os fenômenos sociais, pode discernir com sagacidade seu significado subjacente. Pode-se dizer que a sabedoria da essência real de todos os fenômenos é a capacidade de discernir a verdadeira natureza de tudo”. (Ibidem, pág. 121.)

Desenvolver a capacidade de discernir sobre a verdadeira natureza de tudo, sob a elevada perspectiva de um buda, é algo essencial para nós, pois vivemos em meio a uma sociedade onde alguns valores estão sendo perdidos ou distorcidos.

E perceber a natureza de Buda em nosso interior e na vida das outras pessoas também é um grande desafio.

Quando as pessoas nos fazem sofrer, é muito difícil acreditar que elas também possuem o estado de Buda. Mas de acordo com Nitiren Daishonin e o presidente Ikeda, todos são dotados desse magnífico estado.

Nosso exercício  budista é enxergar o estado de Buda em todos esses estados inerentes e assim louvar a vida de cada um. Quando incentivamos os companheiros da organização e ensinamos o Budismo Nitiren para as pessoas que encontramos, estamos louvando o Gohonzon existente em cada um e assim realizamos a nossa própria revolução humana.

Para encerrar, quero compartilhar com todos os seguintes incentivos do presidente Ikeda: “Empenhe-se ao máximo. Faça valer cada dia. Pergunte a si mesmo, hoje e também amanhã: ‘Fiz o melhor?’ São essas atitudes que forjam um herói. Aquele que age dessa forma é um vencedor”. (SGI Graphic, novembro de 2005.)

Sejamos como o ouro, que quanto mais aquecido mais brilhante se torna!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...