segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

os verdadeiros Bodhisattvas da Terra

 

soka gakkai

Hoje, sinto que existem várias pessoas que se preocupam apenas com as necessidades imediatas, convertendo-se ao budismo para transformar as dificuldades momentâneas. Quando se livram do sufoco, ou então, quando não conseguem superar o próprio carma negativo, se afastam das atividades e, com o tempo, acabam abandonando o budismo. Talvez essa atitude seja característica de pessoas que se preocupam muito mais com o momento presente, deixando de pensar sobre o seu futuro, perdendo, assim, uma ótima oportunidade de transformar os sofrimentos em felicidade, mesmo que ainda tenham de enfrentar diversas dificuldades.

Em um discurso, o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, afirma: “O ser humano não pode evitar os sofrimentos da vida. Ele fica doente e também envelhece. Cedo ou tarde, terá de enfrentar a morte. Curar uma doença ou ter êxito no trabalho é naturalmente um benefício da prática da fé. Contudo, é ainda uma categoria de benefícios menores. O verdadeiro benefício é aquele em que uma pessoa não se abala nem é derrotada pelos mais duros tormentos da vida. Isso é felicidade absoluta”.

Aprendi que continuidade também significa não ficar preso aos problemas e objetivos pessoais, e sim se preocupar com os problemas do outro. Por isso, considero que a nossa fé passa por duas fases. Na primeira, nos preocupamos mais com a nossa situação pessoal, e direcionamos nossa prática para transformar as dificuldades que nos afligem. Na segunda, nos conscientizamos que nossa fé deve ser voltada também para as dificuldades de outras pessoas. E aí, descobrimos que a verdadeira transformação é o resultado da recitação do Daimoku e o empenho em ações voltadas ao Kossen-rufu, fazendo despertar o aspecto de um Bodhisattva da Terra. Por isso, o presidente Ikeda afirma que recitamos Daimoku não só para a nossa própria segurança e proteção, mas também para a realização do Kossen-rufu, para combater o mal e a injustiça.

O segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, dizia que nós, membros da Soka Gakkai, somos os verdadeiros Bodhisattvas da Terra e, portanto, podemos, com certeza, realizar o Kossen-rufu.

Sabemos que o coração do mestre é grandioso! Por isso, entendemos que o desafio empreendido pelos três primeiros presidentes da Soka Gakkai para o estabelecimento da nossa organização e a construção das bases para o desenvolvimento do Kossen-rufu são inquestionáveis. Com certeza absoluta, eles tiveram a mesma mente que Nitiren Daishonin no nível mais profundo, comprovando a condição de autênticos Bodhisattvas da Terra, porque mais do que ninguém, dedicaram a própria vida para essa missão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...