domingo, 9 de janeiro de 2022

Ficar doente não é nenhum infortúnio - Infortúnio é nos deixar vencer pela doença.

 

soka gakkai

“Que doença pode, portanto, ser um obstáculo?”


Sem dúvida, alguns dos nossos membros também estão se submetendo a tratamentos médicos e enfrentando doenças.


Daishonin nos assegura: “O meio maravilhoso verdadeiramente capaz de impedir os obstáculos físicos e espirituais dos seres humanos não é outro senão o Nam-myoho-renge-kyo” (CEND, v. II, p. 103) e “O sutra conhecido como Sutra do Lótus é o remédio benéfico para os vários tipos de males do corpo e da mente” (WND, v. II, p. 747). Ele nos instiga a ativar nossa energia vital por meio da recitação do Nam-myoho-renge-kyo com a determinação de vencer a doença.


Nascimento, envelhecimento, doen­ça e morte fazem parte do verdadeiro aspecto da vida; portanto, são inevitáveis. Se tentarmos fugir deles, não conseguiremos alcançar a felicidade verdadeira.


Nichiren Daishonin declara: “O Nam-myoho-renge-kyo é como o rugido de um leão. Que doença pode, portanto, ser um obstáculo?” (CEND, v. I, p. 431).


A forte fé nos capacita a lutar contra a doença, sem temer nem subestimar o que temos diante de nós, ativando poderosamente a condição de vida do estado de buda em nosso interior. O espírito da fé no Budismo de Nichiren Daishonin consiste em enfrentar o desafio da doença por meio de nossa firme resposta a ela.


Ficar doente não é nenhum infortúnio. Infortúnio é nos deixar vencer pela doença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...