quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

A felicidade absoluta é possível?

 

soka gakkai

Permitam-me citar novamente uma afirmação de Daishonin que tenho mencionado várias vezes: “O budismo preocupa-se principalmente com a vitória ou a derrota, enquanto a autoridade secular baseia-se no princípio da punição e recompensa. Por essa razão, o Buda é respeitado como o Herói do Mundo” (WND, v. I, p. 835).

Ser vitorioso é o âmago do budismo. Nos sutras, são conferidos ao Buda títulos elogiosos tais como Aquele que Vence Tudo, Aquele que Alcança o Objetivo, Aquele que Venceu Todos os Oponentes e é Alegre e Destemido, Aquele que Brilha como o Himalaya, que Supera Todas as Outras Montanhas, etc.

Buda é outro nome para um vencedor absoluto. Daishonin afirma: “Budismo é razão. A razão vencerá seu lorde” (WND, v. I, p. 839). Portanto, não há como você ser derrotado. O triunfo da verdade e da justiça é, em si, a suprema lei do universo. Acreditar nisso firmemente de coração é a essência da fé.

Devemos vencer. Somente vencendo alcançaremos a justiça, garantimos a felicidade e concretizamos o kosen-rufu.


A fórmula de uma vida realizada

As pessoas absolutamente felizes têm em comum a harmonia, a realização, a saúde, a longevidade e a vitória infalível — objetivos que representam o coração das Cinco Diretrizes Eternas da Soka Gakkai. Cada diretriz abrange de forma objetiva o propósito da fé e o espírito essencial da prática budista.

A felicidade absoluta é possível?

Existe uma tendência de duvidar que a felicidade completa exista de fato. Uma pessoa feliz agora pode se sentir infeliz no instante seguinte, devido à negatividade do contato com outra pessoa, por exemplo. Das pequenas às grandes mudanças no cotidiano, nos relacionamentos, tudo pode ser motivo para trazer de volta a infelicidade. Viver com medo das circunstâncias externas cria raízes de sofrimento e conduz ao absurdo de se acreditar que a felicidade não é possível. O medo é a manifestação da escuridão fundamental que impede as pessoas de enxergar o verdadeiro caminho de uma vida realizada.

Qual o objetivo da fé? Com que espírito uma pessoa pratica o Budismo? As Cinco Diretrizes são a resposta para essas questões. É a fórmula para obter a vitória completa e construir uma vida realizada. Mais do que ser feliz num ou noutro momento, o que as pessoas desejam e merecem é que a felicidade seja sólida e duradoura. Construir uma vida de felicidade inabalável é o objetivo. As Cinco Diretrizes existem para garantir a felicidade absoluta. Elas são o propósito, a razão, da prática do Budismo Nitiren. Se não praticar seriamente para torná-las reais, corre-se o sério risco de perder totalmente a fé a partir da falta de comprovação da prática.

O presidente Ikeda conclui: “O objetivo dessas diretrizes é proporcionar uma direção clara para que nossos membros — em sua própria condição e forma de viver, em seu lar, no local de trabalho ou na comunidade — não sejam derrotados pelas dificuldades nem pegos pela armadilha da negatividade e da reclamação, mas que ao contrário, vivam com esperança e triunfem sobre tudo”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...