quarta-feira, 13 de outubro de 2021

uma missão no processo de construção da paz

 

soka gakkai

A observação do Universo faz com que o homem reveja seu modo de vida e sua filosofia. Podemos dizer que a astronomia tem também uma missão no processo de construção da paz. Se observarmos, por exemplo, a Terra lá do espaço, não veremos nenhuma linha chamada fronteira. Ela foi criada arbitrariamente pelos homens por interesse de domínio, disputando-a tolamente até com derramamento de sangue. (...)

Como é medíocre e curta a ideia de disputar territórios, tirar vidas em troca disso. Que absurdo! Pobres e estúpidos os homens que provocam essas atrocidades.

 A guerra é extremamente cruel e trágica. E a vítima é sempre o povo. Na minha família, meus quatro irmãos foram convocados para a frente de batalha na Segunda Guerra Mundial e o mais velho morreu em combate.

Não esqueço, ainda hoje, a tristeza que golpeou o coração de minha mãe ao receber a notícia. Tal como ela, milhares de outras famílias tiveram suas vidas e seus sonhos destruídos pela guerra. Abomino veementemente a guerra. Eis a razão para eu batalhar pela paz. Este meu sentimento está enraizado numa experiência real.

Considero os méritos da sua luta na construção da paz como os mais louváveis e extremamente importantes para o mundo. Seu espírito de paz é indispensável para a humanidade.

Logo depois do nosso encontro em Tóquio, viajei para Hiroshima e conheci o Museu da Bomba Atômica. Meu coração encheu-se de incontida tristeza e indignação ao ver a perda de milhares de vidas num piscar de olhos. Apesar de existir uma história real de atrocidade, por que os líderes do mundo não cessam imediatamente os conflitos armados e não concentram a inteligência para criar a paz? Esse questionamento surgiu como um brado em meu coração. Ninguém pode matar ninguém, e ninguém deve ser morto. Esse é o meu pensamento que compartilho com o senhor.

Somos parceiros na luta pela paz. Com base em minha crença no pacifismo absoluto e no respeito à dignidade da vida, tenho empreendido esforços na criação de uma correnteza para a coexistência harmoniosa em nosso mundo por meio do diálogo que transcende ideologias e nacionalidades.

Tenho plena convicção de que a sábia visão da astronomia pode oferecer os meios concretos para superar as fronteiras de etnias e Estados.

Se olharem o mundo sob uma visão universal, entenderão que todos são habitantes de uma mesma Terra e compartilham um destino comum. Perceberão que as pessoas, sem exceção, são existências insubstituíveis. Esse tipo de visão da vida e do Universo nos proporciona um diálogo que sobrepuja diferenças de etnias e interesses.

O astronauta russo Aleksander Serebrov disse em nosso diálogo:

O que mais achei estranho tripulando a nave espacial foi o fato de os homens ficarem se detestando num pequeno território da pequena Terra apesar de estarem na era de voar pelo Universo.

Seria maravilhoso se todas as pessoas contemplassem a beleza do céu estrelado, que brilha igualmente para toda a humanidade, e expandissem seus corações para o tamanho do Universo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...