domingo, 17 de outubro de 2021

Reação em Cadeia

 

soka gakkai

As pessoas também têm habilidade e qualidade diferentes. Enquanto mantiverem a prática da fé, elas serão banhadas pela chuva da Lei Mística para crescer e prosperar vigorosamente. Essa passagem ensina o princípio da nossa ilimitada condição de vida.

Jovens ou velhos, vamos fincar raízes sólidas na vida diária, voltar o rosto para o sol da esperança (...)

Em uma carta para Soya Kyoshin, discípulo que atuava na província de Shimosa, parte das atuais províncias de Chiba e Ibaraki, Daishonin escreveu:

O Sutra do Lótus oferece um meio secreto para conduzir todos os seres vivos ao estado de buda. Ele conduz à iluminação aquele que está no mundo do inferno, o que está no mundo dos espíritos famintos e, por conseguinte, a pessoa que se encontra em cada um dos nove mundos da existência. A situação é como os nós de um bambu: se um nó for rompido, todos os demais quebrarão. (CEND, v. I, p. 535-536)

Um indivíduo desafia o estado de vida do inferno: doença, dificuldade financeira ou sofrimento do coração — o Sutra do Lótus permite a cada ser humano atingir a iluminação e alcançar a felicidade absoluta. O fato de esse único indivíduo ser libertado do sofrimento é prova de que todos podem. O budismo é verdadeiramente imenso em sua escala, possibilita que todos alcancem a iluminação. Essa imensidade é representada em cada ser humano, abrangendo a tudo e a todos.

Quando nós, como indivíduos, atingimos a iluminação, podemos guiar todos os outros ao caminho do estado de buda também.

O poder da Lei Mística levará nossos familiares, parentes e amigos — mesmo aqueles que sofrem nos mundos do inferno e dos espíritos famintos — na direção da esperança e da felicidade.

Esse é o princípio fundamental de que a revolução humana de um único indivíduo pode mudar o mundo inteiro.

É por isso que uma pessoa com forte fé é importante. A determinação e o compromisso sincero de uma pessoa são cruciais.

Não importam as circunstâncias, a presença de alguém realmente capacitado que construiu um palácio dourado no seu próprio coração, pode levar tudo a uma direção positiva e de felicidade.

(...) Continuemos nossos esforços enquanto aprofundamos a compreensão da grande filosofia do Budismo Nichiren e saboreamos a alegria de uma vida dedicada ao kosen-rufu.

E vamos nos lançar no novo ano com o sentimento de “romper o nó do bambu” e expandir nosso estado de vida, repletos de benefícios e amizades, no movimento pelo kosen-rufu, com união e encorajamento mútuo.

A determinação e a oração para realizar a expansão desta maneira nos permitem ampliar sem limite nossa vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...