domingo, 10 de outubro de 2021

ORAR, AGIR E VENCER

 

soka gakkai

ORAR,  AGIR E VENCER

Quando oramos ao Gohonzon imbuídos de profunda convicção, além de aumentar a energia vital, a postura ereta facilita a respiração abdominal, que faz muito bem à saúde.

Em outra orientação, o presidente Ikeda diz: 

“A recitação do Gongyo e do Daimoku representa uma sublime cerimônia na qual o microcosmo de nossa vida entra em harmonia com o ritmo fundamental do macrocosmo, o Universo. Juntamos as palmas de nossas mãos em oração diante do Gohonzon e recitamos o Gongyo e o Daimoku. Assim, nossa voz alcança os budas, os bodhisattvas e as divindades celestiais — as funções protetoras do Universo”.2 

Tudo na vida são ações que representam a nossa fé, como por exemplo: a disposição de participar de uma atividade, a postura para a concretização do Shakubuku, a determinação da recitação diária do Gongyo e Daimoku, o espírito de procura aos companheiros e à Organização, a dedicação no estudo do budismo.

Devemos atuar com a máxima sinceridade e sempre oferecendo o melhor. Dessa forma, haverá uma transformação em nossa vida para nos tornarmos “pessoas de primeira categoria”. Além disso, o mestre nos ensina como devemos direcionar o nosso Daimoku para conquistar a “vitória”. 

Na Nova Revolução Humana, capítulo “O desbravador”, ele diz: 

“No Budismo de Nitiren Daishonin, a oração é originalmente um juramento e sua essência é o Kossen-rufu. Em outras palavras, significa orar resolutamente com a seguinte determinação: 

‘Eu vou realizar o Kossen-rufu do Brasil. Para isso, vou demonstrar brilhantes comprovações também em meu trabalho. Por favor, faça com que eu possa evidenciar o máximo de minhas forças’. 

Este deve ser o contexto básico de nossas orações. Com essa disposição, devemos estabelecer objetivos claros a serem realizados concretamente a cada dia, desafiando-os e orando pela concretização de cada um deles. É dessa seriedade e forte determinação que emergem a sabedoria e a criatividade, e é daí que se abre o caminho do sucesso. Portanto, a vitória na vida surge da interação entre ‘decisão’ e ‘oração’, ‘esforço’ e ‘planejamento’”.3 Com certeza, o ato de se sentar diante do Gohonzon é um momento único. Por isso, vamos fazer da melhor forma possível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...