sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Vamos plantar incontáveis árvores da justiça

 

daisaku ikeda

Há uma passagem que conta sobre o antigo filósofo chinês Confúcio e seus discípulos estudando juntos debaixo dos floridos ramos do damasqueiro na primavera.

Também, há outra história que fala a respeito de um médico muito apaixonado por damasqueiros, o qual não aceitava pagamento pelos seus serviços e pedia aos seus pacientes que plantassem damasqueiros para ele. Consequentemente, começou a surgir um extenso bosque de damasqueiros e os frutos das árvores beneficiaram muitas pessoas. Essa é uma bela história.

Qual é, então, a conotação que os damascos têm na França? Na linguagem das flores na França, as de damasco significam “espírito invencível”. Além disso, em todo o mundo os damasqueiros são admirados como árvores que contribuem para a longevidade.

De qualquer forma, após suportarem o frio do inverno, os damasqueiros dão belas flores na primavera e depois, no início do verão, nascem frutos magníficos. Eles ficam impregnados pelos matizes da sabedoria, da benevolência, da saúde e da longevidade e também da coragem e da perseverança. Que a vida de todos vocês seja tal como a do damasqueiro!

O bosque de damasqueiros do Jardim Makiguchi [no Japão] é um esperançoso símbolo do século das mulheres. Estou determinado a proteger esse bosque com a mesma dedicação com que me empenho para proteger vocês.

Anos atrás [no dia 24 de abril de 1993], o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev e sua esposa, Raisa, visitaram a Universidade Soka. Minha esposa e eu nos encontramos várias vezes com o casal e, juntos, cultivamos uma profunda amizade. É muito triste que a Sra. Gorbachev tenha falecido.

Ambos expressaram quanto a Universidade Soka é maravilhosa. Durante a visita, ficaram realmente contentes por terem árvores plantadas em homenagem a eles nos arredores do campus.

As Árvores Mikhail e Raisa Gorbachev foram plantadas em homenagem ao casal para celebrar sua visita à Universidade Soka.

O Sr. Gorbachev transmitiu as seguintes palavras: “Temos na Rússia um ditado que diz que se você plantar mesmo que seja uma única árvore durante a vida, significa que sua vida teve significado”. Plantar árvores é plantar vida.

O grande poeta lírico persa Mohammad Shams Od-din Hafez (1325–1389) disse: “Plante a árvore da justiça e arranque a raiz do mal”.

Vamos avançar com esse espírito. Vamos plantar incontáveis árvores da justiça — em outras palavras, vamos criar muitas pessoas que apoiem e defendam a justiça. Vamos cortar as raízes da corrupção e da injustiça. Se não as cortarmos por completo, todas as flores da justiça ficarão murchas e secas. Foi por isso que o presidente Josei Toda [segundo presidente da Soka Gakkai] declarou: “Nunca afrouxe a luta contra a maldade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...