domingo, 19 de setembro de 2021

Retornem para o Humanismo!

 

soka gakkai

PASSAGEM DO SUTRA NINNO:

“Quando uma nação fica desordenada, os maus espíritos são os primeiros a mostrarem sinais de exuberância. Como esses espíritos ficam abundantes, todo o povo da nação fica desordenado.”

Essa passagem refere-se à causa pela qual ocorrem os três desastres e as sete calamidades.

O termos “Espíritos” refere-se ás funções invisíveis do ser humano. Em termos atuais, engloba também as ideologias. Quando um país entra em desordem, os primeiros sinais aparecem no nível de desordem nas ideologias que por sua vez provoca a confusão na mente e na consciência das pessoas, tornando-se a causa do caos social. Se os indivíduos  sucumbem ao egoísmo e buscam apenas satisfazer a ambição pessoal tornando-se oportunistas, a sociedade naturalmente entra em declínio. Como exemplo, posso citar o nazismo de Adolf Hitler , que provocou a confusão no pensamento das pessoas, resultando em trágicas guerras e o massacre conhecido como Holocausto.

A causa da desordem social e das tragédias encontra-se no fato de as pessoas serem dominadas por uma forma de pensamento que ignora o ser humano o que deveria ser na verdade o seu ponto fundamental. Quando o povo fica desiludido com a política, afastando-se dela com desconfiança, voltando suas atenções para a economia, os políticos  que governam a nação ocupam-se apenas dos interesses partidários e violam as  normas da democracia, forçando aprovações com o uso do poder. Isso ocorre porque os políticos esqueceram de seu ponto primordial, isto é, de trabalhar pela felicidade das pessoas. Se em consequência disso a população desinteressar-se pela política e negligenciar o ato de fiscalizá-la, a corrupção política só tenderá a aumentar. Da mesma forma, uma economia que ignora o ser humano é também fria e cruel.

O que acontecerá à sociedade se ela se preocupar unicamente com o lucro e o crescimento econômico?  Mesmo que haja prosperidade, as pessoas perderão o senso humano, destruirão o meio ambiente e elas próprias sofrerão as consequências de seus atos. Mesmo no campo das ciências, se os homens sucumbirem à idéia de sua onipotência, o avanço tecnológico acabará destruindo o humanismo tornando-se uma ameaça contra os seres humanos.

Retornem para o Humanismo! Este foi o brado de Nitiren Daishonin se dito na linguagem contemporânea. O Rissho Ankoku Ron expõe exatamente o princípio de aplicação de todas as atividades sociais para a felicidade da humanidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...