sexta-feira, 10 de setembro de 2021

“Pensar globalmente, agir localmente”

 

daisaku ikeda

A Dra. Henderson acredita firmemente que o mundo será transformado não por governos nacionais ou por corporações gigantes mas por um terceiro poder — o poder de uma cidadania desperta. Imbuída desse espírito, ela expressou grandes expectativas pelas atividades da Divisão dos Jovens da SGI.

O famoso slogan do Clube de Roma — “Pensar globalmente, agir localmente” — que se tornou um parâmetro para o movimento pela paz mundial foi, na verdade, concebido pela Dra. Henderson em meio aos seus esforços. Lembro-me com carinho do diálogo sobre esse maravilhoso slogan com o Dr. Aurelio Peccei, fundador do Clube de Roma. Ele tem muito em comum com a crença budista de que a realização de grandes objetivos começa a partir de nossos sinceros esforços em nosso ambiente imediato.

A Dra. Henderson não teve uma educação universitária e eu soube que, devido a isso, ela teve de suportar grande desprezo e arrogância de muitos economistas e acadêmicos que questionavam: “Como uma dona de casa pode entender de economia?” Ela também foi violentamente atacada devido a suas ideias pioneiras e por suas palavras e seus atos corajosos na defesa dos fracos e oprimidos. Mas, em meio a tudo isso, ela demonstrou um espírito imbatível, levantou-se e lutou contra todos os obstáculos e ataques.

Ela discursou e debateu com vários pensadores e acadêmicos mundialmente famosos. Também é amiga do ex-presidente soviético, Mikhail Gorbachev, e de sua falecida esposa Raísa (1932–1999). O conselho que deu a Gorbachev três anos atrás [1995], quando havia rumores de que ele estava considerando retornar à política russa, é famoso. Ela lhe disse: “Não se deixe confinar numa pequena nação; você deve agir como um cidadão mundial e atuar numa escala muito mais ampla!”

Em seu discurso de aceitação ao receber o prêmio Cidadão Global, do Centro de Pesquisas de Boston para o Século 21 (em 1996), a Dra. Henderson declarou: “Vamos manter esta chama de divindade que temos dentro de nós brilhando radiantemente à medida que trabalhamos para moldar sociedades mais sábias, justas e amáveis”.

Convido a todos a juntarem-se a mim numa calorosa salva de palmas à Dra. Henderson em apreço aos seus nobres ideais e às suas excelentes realizações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...