quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Pelo Simples Fato de Estar Vivo

 

soka gakkai

Quando leio o Gosho, vejo que a chave para alcançar o estado de buda está em devotar a própria vida ao Budismo. Se caso ocorrer uma grande perseguição, estou preparado para lutar e morrer tal como o Presidente Makiguti. Mas, nos tempos atuais, parece improvável que deparemos com tal situação. Então, como devemos interpretar essa concepção de “devotar a própria vida ao budismo?”

Permita-me começar a responder a sua pergunta esclarecendo que estou liderando a Soka Gakkai com a determinação de que nenhum dos preciosos membros tenham de dar a vida por uma perseguição contra o budismo. Por isso, estou lutando com toda a seriedade. Não desejo expor nenhum membro a esse tipo de sacrifício. Este é o meu sentimento. Entretanto, por mais que tente conduzir com habilidade e sabedoria, poderá ocorrer que alguma perseguição ameace a vida das pessoas, tal como está escrito no Gosho. Se isso ocorrer, quero limitar a perseguição somente a mim. Este é o espírito de um verdadeiro líder. No meu esforço para difundir o Kossen Rufu, pondero a todo o momento sobre a realidade com muita prudência e serenidade, como também as providências necessárias com presteza para a felicidade de todas as pessoas. Se avançar simplesmente seguindo apenas os impulsos, há o risco de cometer um erro irreparável. A responsabilidade de um líder é realmente muito séria.

No que concerne ao ato de “devotar a própria vida ao budismo”, esta questão deve ser entendida nos tempos atuais como a postura de viver com a determinação de que o Kossen Rufu é o propósito fundamental de sua vida. Este é o significado de oferecer a vida ao budismo. Uma vez que é membro da Soka Gakkai e tem o Kossen Rufu como objetivo básico da vida, é mister que você se torne o melhor funcionário no local de trabalho. Se for um derrotado na sua profissão, não poderá comprovar a grandeza do budismo e ninguém desejará abraçar a fé. Pelas mesmas razões, deve esforçar-se em criar uma vida familiar feliz e harmoniosa, como também cuidar bem de sua saúde. Portanto, viver uma existência dedicada ao Kossen Rufu significa tornar-se uma pessoa feliz, um vitorioso na sociedade. No ato de devotar-se ao budismo não deve haver o sentimento funesto de perder tragicamente a vida.

O Presidente Toda dizia frequentemente que o estado de buda é uma condição de vida em que se sente uma profunda e incessante alegria pelo simples fato de estar vivendo. Os sofrimentos e dificuldades fazem parte e são naturais na vida do ser humano, Enquanto estudantes, é preciso estudar com afinco, e quando tiverem um emprego, terão de se esforçar no trabalho. O casamento tampouco é garantia de uma vida fácil. Pelo contrário, terá de assumir uma série de tarefas domésticas além de criar os filhos e a casa poderá transformar-se num campo de guerra. Contudo, as pessoas que, dentro dessas condições, conseguem encontrar significado em seus esforços, estabelecem metas, desafiam-nas com boa disposição e vivem plenamente cada instante da vida, desfrutando inclusive as dificuldades que surgem, são verdadeiras peritas na arte de viver. Em última instância, a felicidade não é algo que existe fora das pessoas. Ela existe dentro de nossos corações. É isso que o budismo nos ensina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...