segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Revelem seu verdadeiro eu

 

soka gakkai

TRECHO DO GOSHO: “No décimo segundo dia do nono mês do ano passado, entre as horas do rato e do boi [entre 23 horas e 3 horas], esta pessoa chamada Nichiren foi decapitada. Foi sua alma que chegou a esta Ilha de Sado e, no segundo mês do ano seguinte, cercado pela neve, escreve esta carta para enviá-la aos seus discípulos mais próximos. [A descrição da era maléfica no capítulo ‘Encorajamento à Devoção’] parece terrível, porém, [aquele que não poupa a vida em prol da Lei] não tem nada a temer.” (CEND, v. I, p. 281-282)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

“Abandonar a identidade transitória e revelar a verdadeira (Hosshaku Kempon) significa a manifestação da mais suprema condição de vida de buda do remoto passado alcançada por um mortal comum. Para o budismo, o ser humano é o protagonista de tudo. O presidente Toda disse em certa ocasião: ‘Mortal comum do remoto passado’. Inerente à vida do ser humano existe uma força imensurável e ilimitada capaz de superar quaisquer tipos de adversidades, por pior que elas sejam. Recitando um vibrante daimoku dia após dia, e fazendo arder as chamas da coragem dentro do coração, avançar sem temer a nada. É neste caminho que se encontra a revelação do verdadeiro eu.”

Dr. Daisaku Ikeda


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...