quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Qual é o propósito da vida? É a felicidade

 

soka gakkai

Qual é o propósito da vida? É a felicidade. O objetivo do budismo e da prática da fé é conquistar a felicidade.


Nichiren Daishonin disse: “Não há felicidade maior para os seres humanos do que recitar daimoku. O sutra diz: ‘...onde os seres vivos vivem felizes e tranquilos’” (CEND, v. I, p. 713). O termo “felizes” indica viver com total liberdade e “tranquilos” significa desfrutar a vida com máxima alegria.


Quando possuímos forte energia vital e abundante sabedoria, vencemos as mais diversas dificuldades da vida com plena satisfação, assim como um surfista se empolga diante de grandes ondas ou um alpinista sente prazer diante do desafio de escalar íngremes montanhas.


Pelo fato de a lei mística ser a fonte de energia vital e sabedoria para superar todas as adversidades da vida, Nichiren Daishonin afirma que não há felicidade maior que recitar daimoku.


A realidade da vida é rigorosa. Por favor, desafie com coragem essa rigorosidade e vença, vença de novo, vença em tudo — na vida diária, no local de trabalho, na escola, no lar. A força propulsora desta “ilimitada ascensão” é o budismo, a prática da fé.


Quem possui a sabedoria e a energia vital da prática da fé direciona tudo para um rumo brilhante, positivo e encorajador. O praticante verdadeiramente sábio conduz a própria vida num ritmo de seguidas vitórias no mundo real e não apenas na teoria.


Jossei Toda, meu venerado mestre, orientou sobre a felicidade da seguinte forma [na Convenção Conjunta de Três Distritos do oeste do Japão, em 23 de janeiro de 1955 — extraído de Toda Josei Zenshu :


Gostaria de dizer algumas palavras sobre a felicidade. Há dois tipos: felicidade absoluta e felicidade relativa. Felicidade absoluta é manifestar o estado de buda


Já felicidade relativa é realizar desejos tais como ganhar uma grande quantia em dinheiro, casar-se com a mulher (ou homem) ideal, ter bons filhos, construir a casa própria, adquirir boas roupas etc. A felicidade de conquistar esses desejos não é de grande importância. No entanto, todos estão convencidos de que isso é tudo sobre felicidade.


O que é, então, felicidade absoluta? Felicidade absoluta significa que estar vivo, estar aqui, é por si só uma grande alegria. Isso implica um estado no qual você não tem preocupações com dinheiro, desfruta excelente saúde, tem um lar harmonioso, prosperidade nos negócios e plenitude mental a ponto de tudo o que ouvir e ver lhe proporcionar prazer e alegria. Quando atingimos esse estado de vida, este mundo — o mundo saka cheio de conflitos — se torna uma terra pura. É isso o que chamamos estado de buda.


Como conquistar isso? Devemos mudar e deixar de objetivar a felicidade relativa e passar a buscar a felicidade absoluta. E somente se consegue a felicidade absoluta por meio da nossa prática da fé, não há nenhuma outra prática que possibilite isso. Estou trabalhando com total afinco para compartilhar essa verdade com todas as pessoas e, portanto, desejo que vocês tenham total confiança nas minhas palavras e desfrutem uma vida diária de felicidade absoluta.


O presidente Makiguchi afirma: “As pessoas querem dinheiro e conseguem, querem uma casa e constroem-na, querem isto, querem aquilo e, quando conseguem o que desejam, relaxam bebendo, cometem extravagâncias e acabam perdendo o controle. Pessoas desse tipo desconhecem o verdadeiro objetivo da vida”. Ele também afirmou com clareza: “O objetivo da vida é criar supremo valor e conquistar a felicidade maior”.


O nome “Soka Gakkai” significa organização cujos associados criam supremo valor e concretizam a felicidade maior. O propósito, o sentido da vida é conquistar a felicidade maior, ou seja, a felicidade absoluta.


Felicidade absoluta é aquela que não se altera com o passar do tempo. É um senso de felicidade que flui do interior da vida sem ser influenciado pelas condições externas. Não é algo temporário como posição social, fama, fortuna ou qualquer outra satisfação fugaz. O estado de vida que atingimos e tudo que conquistamos passam a ser, assim como a lei mística, eternos. É um caminho de vida no qual somos eternamente “monarcas da vida”.


Há pessoas que dizem que a felicidade é apenas um estado mental e que “mesmo doente ou pobre, se pensar que é feliz, realmente será feliz”. A menos que seja um sentimento do fundo de sua vida, tal pensamento será apenas uma teoria ilusória e não levará a nada. O “tesouro do coração” que acumulamos praticando o Budismo Nichiren se manifesta na forma de “tesouro do corpo” e “tesouro do cofre”.


Oro diariamente, com todas as minhas forças, para que todos os senhores tenham uma vida afortunada, saúde e longevidade. E vou orar dessa forma por toda a minha vida porque meu ardente desejo é que os senhores desfrutem de uma existência plena de satisfação e realização e afirmem: “Minha vida é repleta de felicidade, não tenho arrependimentos. Tem sido uma vida de total satisfação”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...