sexta-feira, 30 de julho de 2021

a vida que expande a alegria e a esperança de viver

 

soka gakkai

Em seus escritos, Daishonin repreende: “A tristeza e a angústia das pessoas se acumulam e destroem a nação”.1 Por isso mesmo, é tão valiosa a filosofia do respeito à dignidade da vida que expande a alegria e a esperança de viver, dispersando a aflição de cada pessoa.

Em O Daimoku do Sutra do Lótus, enviado a uma discípula, Nichiren Daishonin falou sobre os três significados do ideograma myo [de Nam-myoho-renge-kyo]. São eles:

Em primeiro, “o ideograma myo significa ‘abrir’”.2

Em segundo, “myo significa ‘dotado de perfeição’, que, por sua vez, quer dizer ‘perfeito e pleno’.3

Em terceiro, “myo significa ‘reviver’, ou seja, ‘retornar à vida’”.4

A vida de vocês que praticam e recitam a Lei Mística na juventude incorpora os poderes de “abrir”, de “ser dotado de perfeição” e de “reviver”. Por essa razão, jamais haverá impasse mesmo diante do rigor da vida e da sociedade. É infalível que poderão superar seus problemas junto com os de outras pessoas.

Por favor, conduzam essa amiga e mais outra, essa terra e mais aquela, em direção ao revivescer repleto de alegria, abrindo bravamente a sua própria vida de buda, e criando e expandindo a paz e a harmonia sabiamente a partir daquilo que está ao seu lado, sem nunca se esquecer do daimoku que é o ritmo da suprema felicidade de todo o universo.

Há um brado de leão de Toda sensei que nunca se afastou do meu coração e do coração de minha esposa: “A humanidade deve mudar seu curso focalizando a ‘felicidade da mulher’. Para tanto, as jovens mulheres devem abraçar uma sólida filosofia. Devem possuir forte energia vital para que não sejam derrotadas pelo destino, seja qual for”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...