domingo, 10 de julho de 2022

Queime as lenhas

 

soka gakkai

O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são iluminação”.


Vamos iniciar com um exercício de imaginação: suponha que tudo o que faz sofrer são lenhas.

 Algumas pequenas, outras enormes; algumas recentes, outras antigas.

 Agora, imagine queimá-las, todas, numa enorme fogueira. A luz e o calor dessa fogueira seriam enormes; para alguns alcançariam as nuvens. Quanto maior o problema, maior a chama. Agora, suponha que essa chama seja a alegria de viver: quanto mais problemas e desafios, maior é seu entusiasmo para enfrentá-los e transformá-los.


“Desejos mundanos são iluminação” é um princípio budista que, quando posto em prática, “queima” os desejos que antes provocavam angústia e os converte em alegria, esperança, coragem, ou seja, em iluminação.


Queime as lenhas


Desejos e vontades não realizados causam angústia, ansiedade, sensação de derrota e medo. Já os desejos realizados são a própria alegria de viver. A genialidade do Budismo de Nichiren Daishonin está em manter o foco em nossa mente e não na situação externa. Ao recitar Nam-myoho-renge-kyo decidido a vencer, a própria energia vital da recitação e da fé transformam imediatamente a forma de experimentar os problemas. Emergem entusiasmo, sabedoria, força, coragem, boa sorte e esperança. Com toda essa energia, você luta e muda a situação com maestria e, melhor de tudo, ainda inspira outras pessoas. Essa mudança se chama revolução humana.


Tal forma empolgante de viver ensinada na SGI começa com grande energia mental que faz você não se abalar diante de desafios mas encará-los com firmeza e com a certeza de que eles não são ruins, são lenhas que serão queimadas aqui e agora


Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...