domingo, 19 de junho de 2022

uma esperança verdadeira e eterna

 

budismo nitiren

Meu mestre, Josei Toda, escreveu certa vez: “Olhando as grandes pessoas do passado, descobrimos que elas permaneceram invencíveis diante das dificuldades e das ondas que golpearam sua vida. Elas se agarraram rapidamente às esperanças que pareciam meros sonhos fantásticos para outras pessoas. Não deixavam nada detê-las ou desencorajá-las de realizar suas aspirações. Tenho certeza de que a razão para isso é que suas próprias esperanças não eram direcionadas para a realização de desejos pessoais ou interesses próprios, mas se baseavam no anseio pela felicidade de todas as pessoas, e isso as enchia com uma convicção e confiança extraordinárias”.


Josei Toda ressalta uma verdade importante: o fato de nos comprometermos com imensos objetivos e sonhos contribui para um mundo sem guerra ou violência, onde todos possam viver com dignidade.


Os problemas que o nosso mundo enfrenta são aterradores em sua profundidade e complexidade e, às vezes, é difícil ver onde ou como eles começam. Mas não podemos ficar paralisados pelo desespero. Devemos agir rumo aos objetivos que estabelecemos e em que acreditamos. Em vez de aceitarmos as coisas como são, devemos embarcar no desafio de criar uma nova realidade.


É nesse esforço que encontramos uma esperança verdadeira e eterna.


domingo, 12 de junho de 2022

A convicção é o segredo de tudo.

 

soka gakkai

 Fé Prática e Estudo !

         Quatro passos para criar a raiz do benefício


Para criar a raiz do benefício em sua vida interior, são necessários quatro passos:


(1) Fé correta


(2) Prática da fé


(3) Persistência na oração até que a esperança se transforme em convicção


(4) Conquista da meta, quando a esperança inicial se torna real


Vamos explicar cada um deles de forma prática a seguir.


O primeiro passo (o ponto de partida) é a fé correta. Esse tipo específico é avaliado da seguinte maneira: para você, sofrimentos são apenas sofrimentos ou são a matéria-prima da felicidade?


Para quem possui uma fé correta, os sofrimentos funcionam como a causa para a felicidade. O daimoku converte essa fé em benefícios, ou seja, desejos mundanos em iluminação [sofrimentos em felicidade].


Tomando como exemplo um objetivo pessoal, diante dos desafios que envolvem essa meta, você sente medo ou coragem?


A fé correta diante dos obstáculos se torna a esperança, que não é abalada por nada. Sendo assim, ao recitar daimoku, você parte da certeza de que não importa o que aconteça, vai se esforçar para concretizar seu objetivo infalivelmente.


O segundo passo é a prática da fé. Esse exercício budista envolve tanto as orações diárias quanto o esforço para concretizar seu objetivo, de forma simultânea. Com os pés no chão, todas as suas ações devem se basear na oração. Essa é relação correta entre oração e ação que constitui o exercício budista.


O terceiro passo é persistência na oração até que sua esperança se transforme em convicção. Essa é a fase mais importante, você está muito próximo do objetivo. Quando a convicção surgir de dentro de você, vai expandir sua condição de vida até o tamanho do seu desejo. Lembre-se de que, quanto mais elevado o seu objetivo, maior a expansão da sua condição interna. Os benefícios decorrentes da fé são conquistados pela abrangência do seu estado interior.


Por fim, o quarto passo. Uma vez que sua convicção está do tamanho do objetivo, sua esperança inicial se transformará em resultado concreto. Você conseguiu, conquistou sua meta!


Podemos identificar esses quatro passos na seguinte frase do presidente Ikeda: “A fé é uma esperança indestrutível. A prática da fé é uma luta para concretizarmos nossos desejos. E a base dessa prática é a oração. Por meio da oração, a esperança se transforma em convicção. Essa convicção se desdobra nos três mil mundos e, por fim, resulta na concretização de nossas esperanças. Portanto, jamais devemos desistir” (Brasil Seikyo, ed. 1.369, 1º jun. 1996, p. 3).


A convicção é o segredo de tudo. Isso porque ela se desdobra por todo o universo por meio da força de nossa mente. O alcance e o potencial da convicção são ilimitados. Quanto maior, mais rápida é a concretização dos objetivos.

Queime as lenhas

  O budismo ensina como converter imediatamente o maior sofrimento em grande alegria. O que garante isso é o princípio “desejos mundanos são...